Página inicial > Reitoria > Projeto Prática Profissional (Pipa): aberto período para envio de projetos

Projeto Prática Profissional (Pipa): aberto período para envio de projetos

Criado: Terça, 23 de Julho de 2024, 08h30 | Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 16h43 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 09h41 | Acessos: 2586

Professores e estudantes de licenciaturas do Instituto Federal de Brasília estão convidados a construir projetos multidisciplinares, teóricos e/ou práticos, voltados para alunos do Ensino Médio Integrado e do Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja).

A Pró-Reitoria de Ensino torna pública a abertura do período para envio de propostas para o Projeto de Intervenção Pesquisa-Ação (Pipa), com foco em ações de promoção da permanência de estudantes do Ensino Médio Integrado, nas modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos - Proeja. As propostas irão integrar o projeto “Organização e Orientação de Estudos”, de forma a contribuir para a recuperação e/ou nivelamento de aprendizagens dos estudantes em situação de dificuldade nas atividades escolares desenvolvidas nos campi.

Para participar do Projeto Prática Profissional (PIPA), os projetos devem:

1. Ser orientados por um docente em exercício no IFB;
  2. Ter uma equipe de até quatro estudantes matriculados no IFB nos cursos de licenciaturas em biologia, computação, dança, educação profissional, física, geografia, letras-espanhol, letras-inglês, letras-língua portuguesa, matemática, pedagogia e química para atuar como bolsistas;
  3. Fazer o envio da proposta de subprojeto, preenchido e em formato PDF, junto ao formulário eletrônico e demais documentos, até o dia 31/07/2024;

Ao todo, serão selecionadas 10 propostas, cada uma voltada para atuação em um dos dez campi do IFB. As ideias poderão ser aplicadas no campus de origem do projeto ou poderá atender à demanda de outros campi que tenham necessidade de atividades de orientações de estudos, de reforço, tutoria e nivelamento/recuperação.

O Pipa também é uma ótima oportunidade aos futuros professores que buscam experiências que os coloquem em contato com a realidade dos alunos da instituição de ensino, como destaca o diretor de Desenvolvimento de Ensino, Mateus Gianni.

“É mais uma oportunidade que o IFB oferece de enriquecimento curricular para o futuro professor. Com esse projeto, ele se aproxima dos estudantes da educação básica e consegue, a partir dali, desenvolver mais ainda a sua formação em relação a entender as dificuldades dos estudantes, planejar e pensar estratégias de superação dessas dificuldades e colocá-las em prática”.

Acesse o Edital, a retificação e confira os anexos.

05/08/2024 - Resultado Preliminar

08/08/2024 - Resultado Final