Página inicial > Reitoria > Pincel: recursos, resultado final e convocação

Pincel: recursos, resultado final e convocação

Criado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 17h23 | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 17h23 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 08h11 | Acessos: 409

A Pró-Reitoria de Ensino (PREN), por meio da Direção de Desenvolvimento de Ensino (DRDE), divulga que a Comissão de Seleção da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) torna públicos a apreciação dos recursos, o resultado final e a convocação para envio de dados referentes ao Processo Seletivo dos projetos para o programa Pincel — PPE.

Acesse pelos links abaixo:

1. Apreciação dos recursos
  2. Resultado final
  3. Convocação para envio de dados

Sobre o Pincel - PPE

O Pincel é um programa consolidado no IFB e previsto na Política de Assistência Estudantil (Resolução 41/2020 – RIFB/IFB), o qual é destinado a “apoiar financeiramente projetos, elaborados e executados pelos estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos presenciais de graduação; de nível técnico subsequente, concomitante, integrado e PROEJA, nas modalidades de” cultura, esporte e lazer. E editais do Pincel são publicados regularmente, seja pela Pró-Reitoria de Ensino, seja pelos próprios Campi, o que assegura a realização de diversas atividades em todos os Campi a partir do orçamento do IFB.

Vale destacar, no entanto, o ineditismo desta Edição do Pincel, o qual se diferencia dos demais, a iniciar pelo título: “Pincel - PPE”. Esta edição, diferente das Edições tradicionais, é totalmente financiada por uma das Emendas Parlamentares conquistadas recentemente, cujo foco foi o combate à evasão escolar.

Outra diferença é que, de forma a impulsionar a elaboração de maior número de projetos, houve a previsão de bolsas não apenas aos estudantes, mas também aos supervisores (que podem ser docentes ou técnicos); além do esperado recurso de custeio para a realização das ações. Esclarece-se que o Edital previu a avaliação de projetos a partir de critérios específicos, a saber:

1. a)   Elaboração e detalhamento das ações e estratégias de execução do projeto, incluindo cronograma orçamentário.
  2. b)      Contribuição para maior interação entre a comunidade local/externa
  3. c)      Valorização de formas de acolhimento dos estudantes e de envolvimento deles nas ações institucionais visando à formação humana em múltiplas dimensões.
  4. d)      Contribuição para o envolvimento de estudantes de diferentes níveis de ensino e/ou intercampi
  5. e)      Promoção da cultura da paz e da mediação de conflitos contribuindo para a formação humana em múltiplas dimensões
  6. f)       Contribuição para inclusão e respeito à diversidade, fortalecendo a formação humana em múltiplas dimensões.
  7. g)      Promoção da socialização, da interação, da recreação e entretenimento utilizando-se de múltiplas formas comunicação: rádio local, cineclube, festivais culturais de música, dança, poesia, etc com o objetivo de contribuir com a valorização da cultura regional e promoção de talentos culturais locais.
  8. h)      Projetos com mais ações integradas com vistas a garantir a permanência e o êxito escolar.

Esses Critérios, conforme previsto no Edital, permitiram classificar e contemplar, dentre todo o grupo de propostas, os 10 projetos que alcançaram as maiores notas indicadas pelos avaliadores.

Este Edital Pincel-PPE se soma aos demais Editais tradicionais do Pincel que ainda podem ser publicados da forma tradicional. Espera-se que os projetos já elaborados e submetidos nesta edição especial possam ser submetidos nestas próximas oportunidades. Rumo a concretização de muitos e muitos projetos no IFB.