Página inicial > Reitoria > Nota à comunidade sobre a greve dos servidores da educação no IFB

Nota à comunidade sobre a greve dos servidores da educação no IFB

Criado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 17h51 | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 17h51 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 09h37 | Acessos: 4380

A reitora do IFB, professora Veruska Machado, comunica à comunidade escolar e à população do Distrito Federal o seu posicionamento diante da greve deflagrada pelos (as) servidores (as) da educação federal no âmbito do Instituto Federal de Educação de Brasília.

A Instituição reconhece que o direito à greve é garantido pela Constituição Federal, sendo um instrumento legítimo da classe trabalhadora na defesa de melhores condições de trabalho e para conquista de novos direitos. Portanto, cabe a cada servidor decidir pela adesão ou não à greve.

A reitora tem mantido um diálogo aberto, democrático e transparente com os representantes do Sinasefe/IFB desde que assumiu a gestão. Essa relação tem sido pautada pelo diálogo, respeito e reconhecimento da legitimidade dos pleitos apresentados em defesa dos trabalhadores da educação.

Destaca-se ainda que a instituição está em constante negociação para o atendimento das necessidades prioritárias e inadiáveis da comunidade.

Dessa forma, o IFB entende que é necessário avançar para um projeto de educação como política pública por meio da valorização do servidor, o que implica ter um plano de carreira atraente, mais investimento na formação continuada, bons salários e melhoria nas condições de trabalho. Assim, reconhece que esses são aspectos imprescindíveis para garantia de uma educação pública de qualidade e referenciada socialmente.

Veja também: Nota do Conif em apoio às reivindicações de servidoras e servidores da Rede Federal.