Página inicial > Reitoria > Realizada cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do IFB Campus Sol Nascente

Criado: Quinta, 11 de Abril de 2024, 20h51 | Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2024, 20h51 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 21h36 | Acessos: 1338
imagem sem descrição.

Foi realizado, na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, o lançamento da pedra fundamental do IFB Campus Sol Nascente, com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

A unidade integra o plano de expansão dos institutos federais via Novo PAC, que vai beneficiar regiões que ainda não possuem unidades ou que registram número baixo de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população da região. No Distrito Federal, serão duas novas unidades: além de Sol Nascente, haverá uma em Sobradinho II.

Cada nova escola tem custo estimado de R$ 25 milhões, com R$ 15 milhões em infraestrutura e R$ 10 milhões para equipamentos e mobiliário. Quando estiverem concluídas, a expectativa é de que gerem, cada uma, 1.400 vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Discursos

Lula reafirmou sua obsessão em melhorar a educação brasileira por entender os investimentos como essenciais para o desenvolvimento de uma nação. “Não conheço nenhum país do mundo que tenha evoluído sem que antes tenha investido na educação. E tenho obsessão pela educação porque é a formação profissional que faz as pessoas viverem melhor”, declarou.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, participar da retomada de programas como Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e reajuste na alimentação escolar são demonstrações do compromisso e sensibilidade do Governo Federal em reconstruir as políticas de educação em todas as regiões do Brasil.

A reitora do IFB, Veruska Ribeiro Machado, falou da importância de um projeto como este para todos os alunos, alunas e profissionais da educação. “Todos os dias eu acompanho a transformação de vidas. Essas vidas transformam os territórios em que elas estão inseridas. É isso que a gente pretende trazer para o Sol Nascente: pessoas transformadas transformam suas vidas”, pontuou.

Oportunidades

Crescida em Ceilândia (DF), Thais Moreira fez o curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo no IFB  Recanto das Emas e celebrou os avanços na área educacional. “Represento todos os estudantes que passaram pelos Institutos Federais e tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, seja no ensino médio, ensino superior, tecnólogo ou educação de jovens e adultos. Sempre estudei em escola pública e nenhum outro lugar como o instituto federal me acolheu, em principal os docentes, que fizeram toda a diferença na sala de aula, estimulando os estudantes a sonharem com lugares que nunca foram tangíveis aos nossos olhares”, relatou.

Veja mais fotos da cerimônia (Flickr Planalto).

Veja mais fotos da cerimônia (Flickr IFB).

Fonte: Planalto | Fotos: Ricardo Stuckert / PR

Confira a cerimônia na íntegra