Página inicial > Reitoria > IFB realiza II Semana de Produção Científica dentro da SNCT

IFB realiza II Semana de Produção Científica dentro da SNCT

Criado: Segunda, 01 de Outubro de 2012, 12h37 | Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2012, 12h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1725

Está chegando a hora. De 15 a 21 de outubro, acontece, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo incentivar a participação de alunos e professores, por meio da elaboração de trabalhos em torno de um tema específico.

Neste ano de 2012, em sua 9.ª edição, a Semana terá como tema “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”, que se inspira nas lições da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ocorrida em junho deste ano.

A semana acontece simultaneamente no Distrito Federal e em outros estados do Brasil. Aqui no DF, o evento acontecerá de 16 a 21 de outubro e contará com a participação do Instituto Federal de Brasília (IFB) pelo 3.º ano consecutivo.

Saiba mais sobre a SNCT, acessando o site: semanact.mct.gov.br.

II Semana de Produção Científica do IFB

Assim como no ano passado, o IFB aproveitará a oportunidade para promover a Semana de Produção Científica da instituição. Na SNCT, a instituição irá divulgar e compartilhar com a comunidade o resultado de toda a sua produção científica e tecnológica por parte da comunidade acadêmica.

Na feira, o IFB está responsável pela organização de um estande, que dividirá com outros sete institutos federais. Nesse espaço, que funcionará das 9h às 20h, serão realizadas oficinas e trabalhos de pesquisa, mostrando os cursos da instituição e incentivando a comunidade acadêmica no envolvimento com a pesquisa

Veja as oficinas já confirmadas:

- Horta pedagógica – CEMA – Campus Planaltina

- Trilha sensitiva – Campus Planaltina

- Compostagem de resíduos orgânicos – Campus Planaltina

- Móveis – Campus Samambaia

- Customização de acessórios – Campus Brasília

- Oficina de reciclagem de alumínio – Campus Taguatinga

- Árvore dos sonhos – Campus São Sebastião

- Aproveitamento de alimentos – Campus Planaltina

- Desenvolvimento de produtos biofortificados – Campus Riacho Fundo

Além das oficinas serão realizadas apresentações dos projetos de pesquisa desenvolvidos no instituto. Clique aqui e acesse as apresentações previstas.

Pesquisa no IFB

Hoje o IFB conta com 46 bolsas de iniciação científica, além de diversos projetos em outras modalidades. Os projetos são desenvolvidos nos campi do IFB, e seus atores, orientados e orientadores, investigam diferentes assuntos, dentro das especificidades de cada campus.

Veja como foi a participação do IFB na SNCT do ano passado.