Página inicial > Reitoria > Inclusão de estudantes Imigrantes e/ou Refugiados é tema de pesquisa desenvolvida no âmbito do IFB

Criado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 16h02 | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 16h02 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 16h05 | Acessos: 182

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Marcus Vinicius Ramos Moura defendeu, no dia 12/4/2024, sua dissertação de mestrado realizada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, com o título: Acolhimento e inclusão de estudantes imigrantes na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília.

O ProfEPT é um mestrado profissional ofertado em rede nacional nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e tem como finalidade tanto a produção de conhecimento na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como o desenvolvimento de produtos educacionais.

Os trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito do ProfEPT pretendem atender às demandas da Rede e contribuir com a qualidade do ensino. Como fruto da pesquisa realizada, foi apresentada, como produto educacional, uma proposta de Resolução para a criação do Núcleo de Acolhimento a Estudantes Imigrantes e/ou Refugiados (NAIR), com o objetivo de colaborar com a política de inclusão já promovida pelo IFB, bem como com o acesso, a permanência e o êxito de estudantes Imigrantes e/ou Refugiados matriculados na instituição.

A dissertação de mestrado e o produto educacional foram aprovados pela Banca Examinadora, composta pelos professores: Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas – IFTM, Dra. Ana Lúcia Araújo Borges – IFTM e Dra. Fátima Bandeira Hartwig – IFB.