Página inicial > Reitoria > Oficinas do IFB irão movimentar II Semana de Produção Científica

Oficinas do IFB irão movimentar II Semana de Produção Científica

Criado: Quarta, 10 de Outubro de 2012, 17h51 | Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2012, 17h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2675

Uma das atrações mais esperadas e disputadas na II Semana de Produção Científica são as oficinas oferecidas pelos diversos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB). Na edição passada, essas atividades movimentaram o estande da instituição, e para este ano, as unidades do instituto estão preparando os últimos detalhes para oferecer opções bem variadas para o público presente.

Uma das oficinas mais concorridas na 64.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu no mês de julho, em São Luís do Maranhão, foi a Customização de Acessórios, promovida por estudantes e professores do Campus Brasília. A procura foi tanta, que ela será repetida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os estudantes vão ensinar técnicas aos participantes para customizar bolsas, carteiras e outros acessórios. É a utilização da criatividade para reinventar uma peça antiga e deixá-la com uma cara totalmente nova.

Uma das oficinas vai ensinar os participantes a criarem bonecos com material reciclável

Essa ideia de aproveitamento e reciclagem também será tema de outras oficinas, como a de Confecção de Bonecas com Material Reciclável, promovida pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Os participantes vão aprender a criar bonecos utilizando tampinhas de garrafas pet, copos de iogurte e outros materiais, além da imaginação, é claro.

O Campus Taguatinga também está preparando uma oficina de reciclagem, mas essa será diferente, pois o material é pouco utilizado para esse fim: o alumínio. Na feira, serão montados três fornos feitos de materiais recicláveis, e um deles será ligado na hora para fundir o metal. Os participantes terão a oportunidade de esculpir arte a partir do alumínio fundido, mostrar que vários produtos podem ser feitos com baixo custo, além de ajudar o meio ambiente.

Sensibilização

Outra oficina que já é tradicional nos eventos do IFB e que estará na SNCT é a Trilha Sensitiva. Os presentes são convidados a caminharem, descalços, por um pequeno percurso, com diversos tipos de texturas diferentes. Essa oficina é produzida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Planaltina e visa sensibilizar os participantes quanto às dificuldades das pessoas deficientes visuais.

Exposições

Além das oficinas, também acontecerão exposições permanentes, durante todos os dias do evento. Uma delas será a “Árvore dos Sonhos”, do Campus de São Sebastião. Nessa exposição, os presentes na feira devem escrever seus sonhos pessoais e colocá-los na árvore. Segundo uma das organizadoras do projeto, professora Verônica Almeida, a proposta é que seja cultivado nas pessoas o desejo de mudança. “A configuração da árvore morta e a sua plenitude de vida com os sonhos das pessoas sendo realizados”.