Página inicial > Reitoria > SNCT reunirá trabalhos de Instituto Federais de quatro regiões do Brasil

SNCT reunirá trabalhos de Instituto Federais de quatro regiões do Brasil

Criado: Quinta, 11 de Outubro de 2012, 14h14 | Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2012, 14h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2153

Além de incentivar a produção científica e divulgar trabalhos desenvolvidos com inovação e criatividade, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma oportunidade de reunir Institutos Federais de diversos estados e compartilhar as experiências positivas na área da pesquisa desenvolvidas pelas instituições.

A Orquestra Sinfônica do IF Sertão Pernambucano participará, mais uma vez, da abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com diversos sotaques e culturas diferentes, sete Institutos Federais estarão presentes no evento, expondo trabalhos, oficinas e participando de atividades culturais. Assim como no ano passado, já na abertura oficial, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estará muito bem representada, com apresentação da Orquestra Sinfônica do IF Sertão Pernambucano.

Além da apresentação musical, o Instituto Sertão Pernambucano também apresentará trabalhos na área de reciclagem e desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino, com foco no cultivo orgânico, nos mecanismos de desenvolvimento e nas potencialidade do semiárido.

Do Nordeste, também já estão confirmadas as participações de outros dois institutos federais: o de Sergipe (IFS) e do Ceará (IFCE). O primeiro apresentará trabalhos sobre aproveitamento econômico de resíduos e subprodutos para o desenvolvimento sustentável, destacando em sua exposição o extrativismo vegetal sustentável e o reaproveitamento de substratos agrícola, da construção civil e da pesca.

Já o IFCE vai realizar atividades que visam motivar o ensino e a aprendizagem da Matemática, de forma atrativa e prática, incentivando e atraindo os alunos a estudarem a disciplina.

Eixo Rio-São Paulo

Da região sudeste, a Rede Federal será representada pelos Instituto Federal Fluminense (IFF) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A instituição carioca apresentará pesquisas em energias sustentáveis, apresentando projetos que buscam formas de energias que respeitem o meio ambiente.

Já o IFSP terá, na feira, o foco principal com a integração de políticas públicas adequadas à sustentabilidade, qualidade de vida e expectativa de benefícios para a sociedade.

Do Nordeste para o Sul do Brasil

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) representará a Região Sul do país na semana e apresentará projetos interdisciplinares e intercursos de Química, protótipo de cadeiras de rodas e eco acessórios com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, à procura da sustentabilidade.