SNCT reunirá trabalhos de Instituto Federais de quatro regiões do Brasil
Além de incentivar a produção científica e divulgar trabalhos desenvolvidos com inovação e criatividade, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma oportunidade de reunir Institutos Federais de diversos estados e compartilhar as experiências positivas na área da pesquisa desenvolvidas pelas instituições.
Com diversos sotaques e culturas diferentes, sete Institutos Federais estarão presentes no evento, expondo trabalhos, oficinas e participando de atividades culturais. Assim como no ano passado, já na abertura oficial, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estará muito bem representada, com apresentação da Orquestra Sinfônica do IF Sertão Pernambucano.
Além da apresentação musical, o Instituto Sertão Pernambucano também apresentará trabalhos na área de reciclagem e desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino, com foco no cultivo orgânico, nos mecanismos de desenvolvimento e nas potencialidade do semiárido.
Do Nordeste, também já estão confirmadas as participações de outros dois institutos federais: o de Sergipe (IFS) e do Ceará (IFCE). O primeiro apresentará trabalhos sobre aproveitamento econômico de resíduos e subprodutos para o desenvolvimento sustentável, destacando em sua exposição o extrativismo vegetal sustentável e o reaproveitamento de substratos agrícola, da construção civil e da pesca.
Já o IFCE vai realizar atividades que visam motivar o ensino e a aprendizagem da Matemática, de forma atrativa e prática, incentivando e atraindo os alunos a estudarem a disciplina.
Eixo Rio-São Paulo
Da região sudeste, a Rede Federal será representada pelos Instituto Federal Fluminense (IFF) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A instituição carioca apresentará pesquisas em energias sustentáveis, apresentando projetos que buscam formas de energias que respeitem o meio ambiente.
Já o IFSP terá, na feira, o foco principal com a integração de políticas públicas adequadas à sustentabilidade, qualidade de vida e expectativa de benefícios para a sociedade.
Do Nordeste para o Sul do Brasil
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) representará a Região Sul do país na semana e apresentará projetos interdisciplinares e intercursos de Química, protótipo de cadeiras de rodas e eco acessórios com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, à procura da sustentabilidade.
Redes Sociais