Página inicial > Reitoria > O Poder da Palavra Materna: Um Tributo aos Laços de Amor e Sabedoria

O Poder da Palavra Materna: Um Tributo aos Laços de Amor e Sabedoria

Criado: Sexta, 10 de Mai de 2024, 16h22 | Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2024, 16h22 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2024, 17h10 | Acessos: 451

Quem já não ouviu a frase: “Leva um casaco e um guarda-chuva quando sair!”, ignorou o conselho, e assim que pisou o pé para fora de casa, foi surpreendido por uma tempestade repentina? Ou perdeu algum objeto no quarto e, quando questiona sobre onde está, recebe como resposta “Se eu for aí eu vou achar…” – e ela, com todo o tino do mundo, encontra logo em seguida.

O poder da palavra da mãe é com certeza um sentimento compartilhado e tido como crença fervorosa no Brasil. Palavras de instrução, intuição e encorajamento permeadas de sabedoria moldam o caráter e a confiança, e suas lições de vida são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e emocional de cada indivíduo. Afinal de contas, todos os seres que habitam hoje o planeta, têm a oportunidade de estar aqui por causa de uma mãe.

Figuras religiosas como Nossa Senhora Aparecida e Iemanjá são representações do sagrado feminino e, para muitos fiéis, é também a representação da figura materna. A maternidade é multifacetada, desdobra-se em uma infinidade de formas e experiências e configura-se de diversas maneiras: desde mães biológicas até mães adotivas, avós, tias e madrinhas, juntas ou individualmente, cada uma desempenha um papel fundamental na vida de seus filhos e daqueles ao seu redor. Ser mãe transcende laços de sangue, muitas vezes baseando-se em laços de amor, cuidado e apoio mútuo. Seja qual for a forma que a maternidade assuma em nossas vidas, ela é a conexão que se forma pela escolha constante de cuidado e pelo compromisso de perpetuar vida.

E para além de desempenharem o papel de mães, muitas são também protagonistas de suas vidas, equilibrando responsabilidades familiares com suas ambições profissionais e acadêmicas, tornando-se exemplo de resiliência e superação, inspirando aqueles ao seu redor a alcançarem seus objetivos. Reconhecemos o poder das figuras femininas em nossa comunidade acadêmica; mães que são também professoras, orientadoras, coordenadoras, profissionais de limpeza e zelo e demais profissionais que desempenham papéis essenciais na formação e no crescimento de nossos estudantes.

Neste Dia das Mães, o IFB celebra e honra todas as figuras maternas que tornam nossa comunidade acadêmica mais forte, unida e acolhedora. Agradecemos por seu amor incondicional, sua dedicação e seu papel vital em moldar o futuro de nossos alunos e colaboradores. Terminamos esta homenagem com um recorte da música Todo homem, de Zeca Veloso, a seguir:

Barriga, dois irmãos

O meu cabelo negra lã

Nariz, e rosto, e mãos

O mel, a prata, o ouro e a rã

Cabeça e coração

E o céu se abre de manhã

Me abrigo em colo, em chão

Todo homem precisa de uma mãe

Todo homem. Zeca Veloso

Feliz dia das mães!