Página inicial > Reitoria > SNCT e Semana de Produção Científica do IFB iniciam nesta terça-feira, 16

SNCT e Semana de Produção Científica do IFB iniciam nesta terça-feira, 16

Criado: Terça, 16 de Outubro de 2012, 09h25 | Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2012, 09h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1969

O tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” mobiliza todo o país, neste mês, com a realização da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa hoje, 16 de outubro, e vai até o dia 21 de outubro. A abertura oficial será realizada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).

O conceito de cidade sustentável é o destaque da SNCT no Distrito Federal, que pretende despertar o interesse do público e aumentar a consciência coletiva sobre essa temática. Para atingir esse objetivo, serão promovidas ações e debates sobre estratégias e mudanças necessárias à consolidação de um modelo de economia verde que, em conexão com o desenvolvimento sustentável, contribua para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais no país.

Criada por decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 9 de junho de 2004, a SNCT busca popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento, além de despertar na população a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento é realizado sempre em outubro, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Desde a primeira edição, a semana nacional obtém participação crescente e entusiasmada de estudantes, professores, instituições e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros. A 9ª SNCT terá atividades em todas as regiões do país, mobilizando diversos parceiros como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.

Produção Científica

Dentro da SNCT, uma das atividades que será destaque é a II Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília (IFB), que visa mostrar à sociedade, os trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos dentro da instituição, por meio da pesquisa e inovação.

O evento do IFB terá a abertura oficial também na tarde desta terça-feira, 16, às 14h, no auditório 3 - Chico Mendes, no Pavilhão do Parque. A abertura contará com a participação do reitor do IFB, Wilson Conciani, e da pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, e acontecerá no auditório 3 - Chico Mendes, no Pavilhão do Parque.

Clique aqui e confira  programação da II Semana de Produção Científica.

Clique aqui e confira a programação geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

e veja a programação da oficinas no estande dos IF's.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MCTI.