Página inicial > Reitoria > Projeto Além do IFB apresenta resultados preliminares na reunião de gestores

Projeto Além do IFB apresenta resultados preliminares na reunião de gestores

Criado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 17h06 | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 17h06 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2024, 16h53 | Acessos: 411

O professor de Sociologia do Instituto Federal de Brasília (IFB Campus São Sebastião) e coordenador do Projeto Além do IFB, Jonas Bertucci apresentou nessa segunda-feira, 21 de maio, os resultados preliminares da pesquisa de avaliação de Egressos 2024 na reunião de gestores da Reitoria do IFB.

A Pesquisa

A pesquisa de Avaliação dos Egressos do IFB estuda os impactos que o IFB proporciona na vida dos seus estudantes em 3 dimensões: educação, empregabilidade e expectativas dos egressos. A pesquisa vem evidenciando que a formação do IFB tem grande importância na trajetória dos estudantes. Isso devido aos fatores que fazem o IFB uma instituição de excelência dentro do Distrito Federal: programas de auxílios, projetos extracurriculares, acesso à informação e rede de contatos, qualidade do corpo docente e técnico. O tripé ensino, pesquisa e extensão proporciona aos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) maior qualidade e maturidade acadêmica eprofissional.

Alguns resultados (egressos de 2022 entrevistados em 2024):

Eixo 1 - Educação

● 69,4% dos egressos do Ensino Médio Integrado do IFB formados em dezembro de 2022 estavam na universidade em janeiro de 2024. A média é superior à 60% nos 3 anos da pesquisa;
● Menos de 10% não continua seus estudos;

Eixo 2 - Empregabilidade
● 23,9% é a taxa de desemprego em 2024 entre os graduados no Ensino Superior formados em 2022;
● Entre os graduados no Ensino Superior que estão trabalhando em 2024, 66,4% atuam na mesma área de formação. No Ensino Técnico Subsequente esse número vai para 55,0% e no Ensino Médio Integrado são 21,0%;
● 3,2 % é o percentual de egressos do EMI que não estuda e nem trabalha em 2024 (os chamados nem-nem); entre os egressos do nível superior, esse percentual é de 5,2% e entre os do técnico subsequente, conhecidamente o grupo com maior vulnerabilidade, 10,0%;

Eixo 3 - Expectativas
● A avaliação do IFB pelos egressos é extremamente positiva. Em uma linha de 1 a 5, a média da avaliação da instituição é de 4,8 e dos cursos de 4,5. Quanto às expectativas para o futuro, a média desse indicador é de 4,2.

Nesta edição da pesquisa foi possível observar pela primeira vez os resultados de todo o Instituto Federal de Brasília com um histórico de três anos. Institucionalização do projeto A pesquisa até o momento vem sendo desenvolvida por meio de projetos de pesquisa ou extensão a partir da iniciativa de um grupo de professores e estudantes.

Porém, seu caráter como ferramenta de gestão, comunicação, informação e valorização institucional, reforça a importância da sua institucionalização nas próximas edições, em articulação com outras iniciativas em âmbito nacional. Isso pode garantir sua continuidade, como parte de uma ação permanente da Política de Acompanhamento de Egressos (PAEG).

No segundo semestre de 2024 o projeto Além do IFB lançará um Sistema Informatizado (dashboard) de consulta, permitindo a visualização dos indicadores de cada campus e curso e acesso direto à base de dados para o desenvolvimentos de novos estudos.

Site do projeto: https://sites.google.com/estudante.ifb.edu.br/alem-do-ifb/
Instagram: https://www.instagram.com/alemdoifb/