Página inicial > Reitoria > Milhares de pessoas prestigiam abertura da SNCT

Milhares de pessoas prestigiam abertura da SNCT

Criado: Quarta, 17 de Outubro de 2012, 09h16 | Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2012, 09h16 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2042

A abertura oficial da SNCT reuniu um público repleto de estudantes e professores.

Analisando o primeiro dia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promete. Na abertura das atividades, os participantes tiveram a oportunidade de sentir um gostinho do que vai acontecer no restante da semana. Nessa terça-feira, 16 de outubro, milhares de estudantes, professores e visitantes em geral já lotaram os corredores dos estandes, visitando, com curiosidade, os trabalhos expostos.

Foi também nessa tarde que aconteceu a abertura oficial do evento, com a apresentação da orquestra sinfônica do Instituto Federal Sertão Pernambucano e a participação de diversas autoridades, entre elas o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Após a abertura, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, acompanhou o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em uma visita nas estruturas dos caminhões da Rede E-Tec e no estande dos Institutos Federais na SNCT. Também participaram do tour os secretários da Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, e de Ciência Tecnologia para a Inclusão Social, Eliezer Pacheco, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade.

Na visita, o Ministro pôde ver de perto a estrutura dos espaços da rede federal e conhecer alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos institutos, como as pesquisas em café do IF Sul de Minas, Agricultura Familiar Sustentável do IF Goiano e de Energias Renováveis do IF Fluminense.

Para Conciani, é justamente a exposição desses trabalhos que faz com que a SNCT seja uma oportunidade de aproximar a sociedade das pesquisas promovidas pelos institutos federais. “Essa é uma chance de estarmos com a comunidade e avaliarmos o nosso trabalho, pois não adianta gerar conhecimento e pesquisa e ninguém saber disso. Só com esse encontro que conseguimos cumprir nossa obrigação, que é gerar conhecimento em prol do desenvolvimento”, finaliza.

Produção Científica

Teve início, também nesta terça, a II Semana de Produção Científica do IFB, com apresentações das pesquisas realizadas pelos estudantes da instituição.

Também na tarde dessa terça-feira, 16, aconteceu a abertura da II Semana de Produção Científica do IFB. O evento, que acontece dentro da SNCT, vai apresentar os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelos estudantes da instituição.

Após a abertura, o primeiro trabalho já foi apresentado. Intitulado “Integração de aves na lavoura cafeeira – uma alternativa de integração lavoura-pecuária”, a pesquisa foi exposta pelo seu autor, o estudante do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina, Acácio Alves Machado, com orientação da professora Júlia Eumira.

No decorrer do dia, as pesquisas continuaram a ser apresentadas e seguem, conforme programação, até a próxima sexta-feira, 19. (Clique aqui e veja o cronograma de apresentações).

Conciani acredita que, em breve, essas pesquisas irão ser praticadas fora dos muros da instituição. “Hoje, esses trabalhos estão sendo apresentados aqui na Semana de Produção Científica, mas amanhã ou depois, certamente, estarão sendo aplicadas nas roças, indústrias e em outros locais de atividades”.

Lançamento

Encerrando as atividades do dia de abertura da Semana, foram lançadas, no estande dos Institutos Federais, as quatro primeiras publicações da Editora do IFB.

Revista Eixo; Livro “Probabilidade e estatística: um curso introdutório”, do professor do Campus Brasília, Magno Oliveira; “Vocabulário da agropecuária em Inglês”, da professora Vanessa de Assis, também do Campus Brasília, e “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – um passado vestido de futuro”, da professora do Campus Brasília, Sandra Branchine, juntamente com Valéria Barros (MEC), Iaçonara Albuquerque (IFRN) e Rosângela Rosa (IFRJ). Essas foram as obras lançadas na noite de ontem.

Após uma breve fala, foi aberta uma sessão de autógrafos, durante a qual os autores puderam registrar seus nomes nas obras recebidas pelos convidados.

SNCT 2013

A SNCT, edição 2012, está em seu primeiro dia, e o Ministro Raupp, em seu discurso de abertura, já antecipou as datas e temática da edição da próxima. Em 2013, a Semana Nacional acontecerá de 16 a 22 de outubro, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

Para o Ministro, os eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos levaram a comissão a escolher a temática.

Veja mais fotos do primeiro dia da SNCT no facebook do IFB.