Página inicial > Reitoria > IFB DATA é lançado: plataforma de transparência ativa para todos os públicos

IFB DATA é lançado: plataforma de transparência ativa para todos os públicos

Criado: Terça, 11 de Junho de 2024, 17h17 | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 17h17 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 17h17 | Acessos: 802

O Instituto Federal de Brasília (IFB) lança uma nova ferramenta para promover a transparência ativa e facilitar a gestão: o IFB DATA, acessível através do endereço on-line https://ifbdata.ifb.edu.br/.

O novo espaço virtual centraliza informações como os “Dados Abertos” — informações disponíveis para que todos usem e publiquem, sem restrições de direitos autorais e patentes ou outros mecanismos de controle — até análises orçamentárias, permitindo uma visão abrangente e detalhada do funcionamento do Instituto Federal de Brasília.

Um dos destaques do IFB DATA é a seção "IFB em Números", que apresenta de forma clara e objetiva indicadores sobre o IFB, permitindo uma análise detalhada do desempenho acadêmico, de pesquisa, recursos humanos e outros. Esses dados facilitam a compreensão do público através de um panorama geral da instituição, podendo identificar áreas de melhoria e potencialidades.

Além disso, o portal disponibiliza painéis gerenciais sobre o “Orçamento do IFB”, fornecendo insights  sobre a alocação de recursos e os gastos da instituição com acessos para o público em geral (acesso externo) e para os gestores (acesso interno). Essas informações auxiliam gestão financeira transparente e eficiente, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma responsável e em benefício da comunidade acadêmica.

Para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, o IFB DATA oferece “Simuladores de indicadores”, permitindo que gestores e colaboradores explorem variados cenários e avaliem o impacto de suas decisões. Essa funcionalidade é essencial para planejar e implementar políticas e projetos que promovam o desenvolvimento institucional e atendam às necessidades da comunidade.

Por fim, o espaço de “Transparência e Prestação de Contas” do IFB DATA reforça o compromisso do Instituto Federal de Brasília com a transparência e a prestação de contas à sociedade. Aqui, os usuários encontrarão relatórios, balanços e demais documentos que demonstram o uso responsável dos recursos públicos e o cumprimento das obrigações legais.

Para a equipe da Diretoria Sistêmica de Planejamento e Orçamento (DRPO), setor responsável pelo novo portal, o IFB DATA representa um marco na promoção da transparência e na melhoria da gestão da instituição, pois ao disponibilizar informações acessíveis e relevantes, a plataforma fortalece o controle social, estimula a participação cidadã e contribui para o avanço da educação e da ciência em nosso país.

O IFB DATA pode ser acessado aqui>>>.