Página inicial > Reitoria > Dia Mundial do Doador de Sangue: veja a campanha do IFB

Dia Mundial do Doador de Sangue: veja a campanha do IFB

Criado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 09h09 | Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 09h09 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 09h09 | Acessos: 260
imagem sem descrição.

Quanto vale um ato de solidariedade? Para quem pratica deve valer alguns minutos ou um pequeno esforço. Para quem recebe pode valer a vida. Por isso, nesta sexta-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A escolha da data não é à toa. Nas semanas que antecedem o período de férias costuma haver uma queda no número de doações. É justamente nesse momento que mais se precisa dos doadores. Com as rodovias mais movimentadas, os acidentes aumentam e, por consequência, cresce a demanda por transfusões nos hospitais.

É nesses casos que o sangue O- se faz essencial. Por ser um “doador universal”, nos prontos-socorros das unidades de saúde ele é usado até que se descubra o tipo sanguíneo do paciente.

No Hemocentro de Brasília, pela sua importância, o estoque de O- é cada vez mais preocupante. O alerta de baixo nível também está ligado para O+, B-. AB- e A-.

Além das emergências, o sangue do doador é usado no tratamento de anemia falciforme (que precisa de doações a vida toda), leucemia e em cirurgias de grande porte, em que o paciente perde muito sangue. O Hemocentro fornece material para toda a rede de saúde do Distrito Federal, Hospital da Criança, Instituto de Cardiologia e Hospital das Forças Armadas.

A baixa quantidade nas gavetas tem feito com que o órgão busque formas de conquistar doadores. As campanhas de comunicação foram reforçadas, e uma unidade móvel, que passa de região em região, foi criada. Nesta sexta, as coletas externas estão sendo feitas no estacionamento 13 do Parque da Cidade, das 9h às 16h.

IFB sangue bom

Remédio para o estoque baixo, apenas a solidariedade. O Instituto Federal de Brasília (IFB) fez sua parte. Os estagiários da comunicação fizeram uma visita ao Hemocentro para realizar coleta de sangue e mostraram todo o processo de doação. Assista aqui.

Antes da coleta principal, uma pequena amostra de sangue do doador é recolhida para passar por vários exames, como tipagem, anemia e doenças pré-existentes. Os resultados saem até 20 dias depois.

A doação é rápida. A duração entre a pré-triagem e a saída dos estagiários foi pouco mais de uma hora. Depois, o doador recebe um lanche com biscoito e suco. Em uma bolsa são armazenados no máximo 475 ml de sangue, mas que podem salvar até quatro pessoas em risco.

Como doar?

Agendar pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160.

Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte).

Quem pode doar?

Pessoas de 16 a 79 anos que estejam saudáveis e pesem mais de 51kg.

Onde?

Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Nesta sexta (14/6), no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Quem não pode?

Gestantes.
Quem estiver gripado, resfriado ou com febre.

Quem teve dengue um mês antes da doação.

Puérperas (90 dias para parto normal e 180 para cesariana).

Mulher amamentando (12 meses após o parto).

Quem ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes.

Quem fumou 12 horas antes.

Quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses.

Quem tem piercing na cavidade anal ou genital.

Pessoas que foram expostas a situações de risco para infecções sexualmente transmissíveis (nos últimos 12 meses).

Cuidados

Estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos seis horas antes.

Dormir seis horas antes da doação.

Beber bastante água no dia anterior à doação.

Após a doação

Não praticar atividade física por 12 horas.

Deixar o curativo por 4 horas.

Beber bastante água.

Não beber por 12 horas.

Não fumar por duas horas.

Permanecer 15 minutos no Hemocentro.