Página inicial > Reitoria > PRPI divulga editais de Iniciação Científica e Tecnológica 2024/2025

PRPI divulga editais de Iniciação Científica e Tecnológica 2024/2025

Criado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h31 | Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h31 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 13h39 | Acessos: 6267

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Instituto Federal de Brasília torna públicos os cinco editais para seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para ensino médio e ensino superior:

• Modalidade PIBIC-Ensino Médio CNPq e IFB;
  • Modalidade PIBITI CNPq e PIBITI IFB;
  • Modalidade PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF - Ensino Superior CNPq e IFB);
  • Modalidade PIBIC – Ensino Superior CNPq e IFB; e
  • Modalidade PIBIC – Ensino Superior FAPDF.

Para a inscrição, os interessados devem enviar, em formato PDF, os documentos indicados no edital de interesse. O período de submissão das propostas é de 17 de junho a 06 de julho de 2024, por meio do formulário eletrônico (clique aqui). Podem ser enviadas até duas propostas diferentes.

Os projetos submetidos não podem ter sido executados em outros editais já finalizados ou em vigência e nem submetidos paralelamente aos editais PIBIC CNPQ/IFB, PIBIC-EM CNPQ/IFB, PIBIC-AF CNPQ/IFB e PIBITI CNPQ/IFB 2024/2025.

90 projetos serão selecionados, com duração de até 12 meses. Os valores das bolsas serão de R$ 300,00 (trezentos reais) para projetos de ensino médio e R$ 700,00 (setecentos reais) para projetos de ensino superior.

Sobre o Pibic

O Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) foi estabelecido com o intuito de estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência. No programa, a FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) concede bolsas de iniciação científica por meio de cotas institucionais.

Objetivos do Programa

• Contribuir para a formação e a inserção de estudantes em atividades de pesquisa, em uma área específica.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
  • Despertar vocação e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação.

Acesse os documentos.

Edital retificado em 04/07/2024