Página inicial > Reitoria > Caminhões da Rede E-Tec despertam a curiosidade dos estudantes

Caminhões da Rede E-Tec despertam a curiosidade dos estudantes

Criado: Quarta, 17 de Outubro de 2012, 18h11 | Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2012, 18h11 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2058

Estudantes movimentaram os caminhões da Rede E-Tec, nessa quarta-feira.

Despertar o interesse pela ciência e pesquisa – esse é um dos objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que está sendo bem cumprido no espaço destinado aos caminhões da Rede E-Tec. No evento, estão disponibilizados três caminhões do Instituto Federal de Brasília (IFB) e neles expostos trabalhos e projetos de outras instituições, os quais despertam a curiosidade dos estudantes que passam pelo local.

O mais movimentado está sendo o do Instituto Federal Goiano, em torno do qual olhares curiosos se juntam para tomar uma estranha substância esfumaçada. O líquido misterioso nada mais é do que um experimento dos alunos e professores do curso de licenciatura em Física, que mistura gelo seco ao suco – o que causa o efeito diferenciado. No mesmo caminhão também estão expostos outros trabalhos do IFGoiano, dos cursos de Agronomia e Integrado em Informática.

Outro caminhão que está despertando a curiosidade dos presentes é o do Instituto Federal do Sul de Minas, mas nesse o que está atraindo o público é um delicioso cheiro de café. O professor e coordenador do curso de tecnologia  em Cafeicultura do Campus Machado, Leandro Carlos Paiva, explica aos visitantes as diferenças dos cafés produzidos no país.

“Os cafés têm diferentes qualidades. Bem produzidos, eles têm atributos diferenciados. Esses são os produtos que os Estados Unidos e a Europa compram, pois pagam mais, e os que eles não compram, os cafés ruins, imperfeitos, quebrados, esses sobram para o mercado interno”, explica.

As atividades dos caminhões continuam até o final da exposição. Para os interessados, o professor Leandro está oferecendo duas oficinas por dia: Preparo de cafés e Classificação e Degustação de café. Todos estão convidados. Afinal, quem não resiste ao cheiro de um bom cafezinho?