Página inicial > Reitoria > Começam as primeiras turmas dos cursos preparatórios para o Enem ofertados pelo IFB e MJ

Criado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h28 | Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h28 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 08h57 | Acessos: 424

Para auxiliar jovens que querem ingressar em cursos superiores por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram abertos, nesta sexta-feira, 21 de junho, os cursinhos preparatórios com foco na inclusão social, numa parceria do Instituto Federal de Brasília (IFB) com o Ministério da Justiça.

A aula inaugural aconteceu no auditório do IFB Campus Gama e contou com a presença da reitora do IFB, Veruska Machado, do secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, da coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio, do diretor-geral do IFB Samambaia, Paulo Henrique Ribeiro, e da diretora-geral substituta do IFB Campus Gama, Alinne Santana. Também compôs a mesa o assessor técnico da Secretaria de Acesso à Justiça, Vinícius Machado.

A solenidade reforçou a parceria do IFB com o Ministério da Justiça/Pronasci para oferta do Curso Preparatório para o Enem – Avançar e Vencer com Cidadania. Nessa primeira fase foram ofertadas 80 vagas, sendo 40 no IFB Campus Gama e 40 no IFB Campus Samambaia.

Os estudantes selecionados por edital receberão uma bolsa de R$ 400,00 por 12 horas semanais de estudos, sendo 8 presenciais e 4 de atividades remotas, pelo período de até 8 meses. O coordenador da iniciativa, Prof. Cláudio Nei Nascimento, disse que para 2025 novas turmas estão previstas e que a iniciativa fortalece tanto aqueles que sonham em ingressar em um curso superior quanto contribui para a formação de futuros docentes, por meio da monitoria que estará sendo feita por estudantes das licenciaturas do IFB.