Página inicial > Reitoria > Reitoria do IFB sedia mais uma etapa do projeto I-Hubs

Reitoria do IFB sedia mais uma etapa do projeto I-Hubs

Criado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h54 | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h54 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 17h38 | Acessos: 312

Nos dias 3 e 4 de julho de 2024, a Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) sediou mais uma etapa do projeto "I-Hubs: Promovendo a Excelência no Brasil". O evento reuniu coordenadores do projeto e diretores-gerais dos campi das instituições participantes para discutir e ajustar planos de ação, além de avaliar o progresso da implementação do projeto.

O projeto é liderado por Dionísio Parise, gerente de projetos da Unesco, e pelos coordenadores no Brasil, Wagner Bretas e Leonardo Tavares, ambos professores do Instituto Federal Fluminense (IFF). Financiada pela Setec/MEC, a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas para a Rede Federal e é coordenada pelo IFF, com apoio do Forinter e da Diretoria de Relações Internacionais do Conif.

Participam do projeto servidores(as) e gestores(as) das seguintes unidades administrativas: Campus Rio Branco do IFAC, Campus São Sebastião do IFB, Campus Vila Velha do IFES, Campus Campos dos Goytacazes do IFF, Campus Monte Castelo do IFMA e Campus Jaraguá do Sul do IFSC.

Durante o evento, no dia 3 de julho, os coordenadores do projeto reuniram-se para realizar ajustes nos planos de ação, debater a relevância da metodologia para a Rede e discutir eventuais adequações necessárias. A reunião incluiu a troca de experiências e aprendizados obtidos durante a implementação, além da definição de ações futuras para garantir a continuidade e sustentabilidade do projeto.

No dia 4 de julho, os diretores dos campi participantes juntaram-se aos coordenadores para uma análise detalhada do progresso do projeto em relação aos objetivos estabelecidos. A pauta incluiu a identificação e discussão de desafios ou obstáculos encontrados, além da apresentação dos planos de ação e do papel dos campi na implementação desses planos.

A etapa contou com a participação de Veruska Machado e Maurício Gariba, reitora e reitor do IFB e do IFSC, respectivamente.

O evento destacou-se pela cooperação entre as instituições participantes com foco na inovação tecnológica como indutora da melhoria da educação técnica e profissional no Brasil. A reunião também proporcionou um espaço para a construção de soluções conjuntas e para o fortalecimento dos laços entre as instituições.

O IFB sente-se honrado em sediar esse evento e contribuir para o avanço do projeto I-Hubs, que tem por objetivo ampliar as ações de inovação e as oportunidades de internacionalização para a Rede Federal e para a educação profissional no país.

Sobre o I-Hubs

O Projeto Centros de Competências para a Inovação, ou I-hubs, em inglês, é uma iniciativa liderada pelo Centro Internacional UNESCO-UNEVOC de Educação e Treinamento Técnico e Profissional. O intuito do projeto é desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

O I-hubs conta com três fases principais, divididas em 18 meses de duração que abrangem, respectivamente: 0 Planejamento e Preparação do projeto; a implementação do Quadro de Inovação; e a revisão e refinamento do Quadro de Inovação.