Página inicial > Reitoria > Estação IFB conversa com participantes do Desafio Hackathon Mercosul 2024

Estação IFB conversa com participantes do Desafio Hackathon Mercosul 2024

Criado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 12h12 | Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 12h12 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 14h56 | Acessos: 290

Unindo criatividade, tecnologia e sustentabilidade, o Desafio Hackathon Mercosul 2024, realizado em Assunção, capital paraguaia, reuniu estudantes de ensino médio de quatro países da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) em uma imersão de cinco dias que avaliou seus conhecimentos de informática, programação, robótica e design. No entanto, mais difícil que enfrentar esses desafios tecnológicos foi se preparar para essa jornada!

No programa do EstAção IFB desta semana, as estudantes Ana Kevelyn Moraes e Maria Vitória Coutinho, duas das cinco representantes do IFB Campus Brasília na competição, compartilham a experiência de planejar, inesperadamente e em poucos meses, uma viagem internacional.

As alunas também contam como foi conhecer vários outros estudantes de outros países, e quais foram as barreiras linguísticas e culturais pelas quais elas passaram nessas interações.

A partir desse espaço de aprendizado mútuo e acolhimento, as jovens exercitaram muito mais suas habilidades na tecnologia, e saíram determinadas a “importar” esses conhecimentos para o Brasil.

“Eu tenho uma visão totalmente diferente de como organizar um processo de trabalho, como lidar com problemas e propor soluções. Desde que voltei para o Brasil eu ganhei também uma dimensão nova para poder transmitir isso aos meus colegas de sala”, disseram as estudantes.

Você pode conferir o Estação IFB no Spotify (ouça aqui>>) ou na TV IFB, pelo Youtube (assista aqui>>) .