Delegação dos Países Africanos de Língua Portuguesa realizam visita técnica no IFB
Representantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) visitaram a Reitoria do IFB, o IFB Campus Planaltina e o IFB Campus São Sebastião esta semana em missão que aconteceu no Brasil com o objetivo apresentar a metodologia desenvolvida pela UNESCO-UNEVOC (Skills for innovation Hubs/I-Hubs) e debater os meios para implementar o projeto “Marco de Inovação TVET: promovendo excelência” nos países africanos.
A delegação, composta por gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, foi recebida antes pelo Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na segunda, dia 8. Este encontro representa um marco significativo para o fortalecimento de laços estratégicos, bem como para o desenvolvimento compartilhado através do conhecimento, da educação e da inovação. Neste momento crucial da história global, onde os desafios e as oportunidades se entrelaçam de maneiras complexas, a cooperação internacional emerge como um catalisador indispensável para o avanço sustentável”, abriu o evento o presidente do Conif, Elias Monteiro.
O secretário da Setec/MEC, Marcelo Bregagnoli também teve um momento de fala durante a mesa de abertura e afirmou que o Ministério da Educação está disposto a receber demandas dos países africanos.
“Estamos prontos [Setec/MEC] para sermos acionados e sermos parceiros também em outras atividades para podermos levar, cooperativamente, as questões da Educação Profissional e Tecnológica. A relação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa é prioridade desse governo”, disse o secretário.
Calice Olivier Pieume, da UNESCO-UNEVOC, explicou que o evento foi uma troca de experiências para o aprimoramento do I-Hubs.
Com informações do portal do Conif
Redes Sociais