Página inicial > Reitoria > Tecnologia: veja os resultados de pesquisas realizadas por estudantes e professores do IFB

Criado: Quinta, 18 de Outubro de 2012, 18h00 | Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2012, 18h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3467

O IFB utiliza a oportunidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para apresentar os resultados das pesquisas realizadas na Instituição. Para mostrar esses dados à comunidade, o Instituto organiza, dentro da SNCT, a II Semana de Produção Científica com apresentações orais e banners.

Curso Técnico em Edificações mostra resultados em Samambaia

Na manhã desta quinta-feira, 18 de outubro, os dois primeiros trabalhos apresentados vieram do Campus Samambaia. Sob coordenação da professora Renata Moreira, foi apresentado o projeto de pesquisa “Levantamento de Condições Inseguras Responsáveis por Acidentes de Trabalho em Obras da Construção Civil em Samambaia – DF”.

A pesquisa teve financiamento do próprio IFB e foi realizada por uma equipe composta, além da professora, pelos estudantes José Alex da Silva, Gardênia Sousa Lopes, Luciana da Silva Lima e Tiago Lucas Cavalcanti, todos alunos do 4º módulo do Curso Técnico em Edificações.

Uma das estudantes que fez a apresentação oral no auditório do IFB, dentro da SNCT, Luciana da Silva Lima, dá todos os detalhes da pesquisa e mostra que o trabalho contribuiu para sua formação como futura técnica em Edificações. De acordo com a pesquisadora, o que a equipe queria saber era como está a segurança dos trabalhadores nas obras da construção civil em Samambaia.

A conclusão do levantamento, diz a estudante do IFB, é que há problemas consideráveis na segurança desses trabalhadores. Essa insegurança ocorre, principalmente, nas pequenas construções, geralmente sob responsabilidade  de trabalhadores informais.

Sem registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e, muitas vezes, sem um profissional devidamente qualificado para coordenar esses trabalhos, essas obras são pouco fiscalizadas. Tal falta de fiscalização acaba promovendo situações de insegurança para os trabalhadores como o não uso de equipamentos proteção individual (EPI).

Ainda do Campus Samambaia, foi apresentada a pesquisa “Análise Ambiental e Geotécnica de Área Destinada ao Aterro Sanitário do Distrito Federal em Samambaia”, dirigida pelo professor Carlos Petrônio Leite da Silva. Além do docente, participaram desse trabalho os estudantes Renato Valença, João Vinícius, Sheya Waléria e Márcia Souza.

Campus Gama busca saber como está a inclusão de estudantes no IFB

O IFB do Gama também apresentou, na manhã desta quinta-feira, os dados levantados em suas pesquisas ao longo do ano de 2012. Foram apresentadas pela estudante Evelynne Katriny Silva de Sousa Miranda as conclusões do trabalho intitulado “Ensino Técnico Profissionalizante em Brasília: a legitimação da dualidade estrutural ou a consolidação do modelo educacional inclusivo”.

Além de Evelynne, a estudante Maiane Araújo Souza e os professores Claudio Nei Nascimento da Silva e Oswaldo Junqueira Vaz Junior estavam no grupo que fez o levantamento.

A estudante que apresentou os dados explica que o objetivo dessa pesquisa foi entender quais as dificuldades principais enfrentadas pelo ensino técnico e profissionalizante no Campus Gama do IFB. De acordo com ela, que é aluna do Curso Técnico em Cooperativismo, o problema central visto nessa unidade de ensino é a evasão que em Cooperativismo chegou a 90% ao final do último período. De um total de 40 estudantes, que entraram no primeiro semestre, apenas quatro concluíram.

As causas de tantas desistências, aponta Evelynne, são duas: falta de conhecimento prévio sobre o curso e dificuldades em conciliar os horários de estudos com o trabalho. Algumas possibilidades para solucionar o problema da alta evasão foram levantadas, a primeira delas já foi implementada e trata-se das palestras que os interessados em estudar IFB precisam assistir para poder concorrer a uma vaga na Instituição. A segunda sugestão apontada pelos pesquisadores e que, também, já está sendo aplicada é o contato do IFB com as empresas que empregam estudantes na tentativa de negociar uma flexibilização de horários.

Outra possibilidade de ação que poderia contribuir para controlar a evasão seria a criação de um curso “pré técnico” que teria o objetivo de dar aos estudantes uma base melhor em português e matemática. Isso evitaria outra causa de evasão, a dificuldade de alguns alunos em acompanhar o ritmo de ensino na Instituição.

O professor Claudio Nei Nascimento da Silva disse que, com a pesquisa, espera contribuir para uma melhora do IFB. Segundo ele, há uma distorção entre o discurso da Instituição que fala em inclusão e a realidade que ainda não consegue incluir. Um sinal dessa dificuldade, diz ele, é essa alta evasão.

Foi apresentada, ainda pela manhã, a pesquisa “Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Morango dos pequenos agricultores  familiares do Distrito Federal”, sob orientação dos professor Kever Bruno Paradelo, Josué Pires de Carvalho e Gabriel Henrique Horta; e pelos estudantes do Curso Técnico em Agronegócio Markus Emílio, Carlos Augusto Sousa Maciel, Janaína da Silva Ballester, Lurdes Ferreira Junqueira e Rosinete Barreiros Veiga.