Página inicial > Reitoria > IFB lança Simulador de Indicadores da PNP para melhorar o planejamento educacional

Criado: Terça, 23 de Julho de 2024, 07h01 | Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 07h01 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 12h01 | Acessos: 420

O Instituto Federal de Brasília (IFB) acaba de lançar o Simulador de Indicadores da PNP, uma ferramenta inovadora desenvolvida para facilitar a análise e simulação de indicadores educacionais. A plataforma foi criada para apoiar o planejamento e o orçamento do IFB, proporcionando uma visão detalhada de indicadores-chave e seus impactos.

Funcionalidades Principais

O Simulador de Indicadores da PNP oferece uma série de funcionalidades que tornam o processo de análise de dados educacionais mais eficiente e preciso:

• Upload de Arquivos: A ferramenta permite a inserção de dados através de arquivos CSV, abrangendo ciclos de matrículas cadastrados no SISTEC. Isso facilita a importação e organização dos dados essenciais para a simulação.

• Simulação de Indicadores: Após o upload dos arquivos, o simulador calcula automaticamente indicadores importantes, como matrículas equivalentes, percentuais legais, matrículas totais e índice de eficiência acadêmica.

• Adicionar Turmas: A ferramenta facilita a adição de novas turmas, permitindo simular os efeitos dessas turmas nos indicadores educacionais, ajudando na previsão e planejamento de recursos.

O Simulador de Indicadores da PNP tem o intuito de propiciar:

• Precisão no Planejamento: Com uma análise detalhada dos principais indicadores educacionais, a ferramenta auxilia na tomada de decisões estratégicas, permitindo um planejamento mais preciso e eficaz.

• Facilidade de Uso: A interface intuitiva e amigável permite que os usuários executem simulações e atualizações de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados.

• Flexibilidade: O simulador oferece ajustes em tempo real, como a adição de novas turmas garantindo que a instituição possa responder rapidamente às mudanças e necessidades.

Impacto na Educação

Com o lançamento do Simulador de Indicadores da PNP, o Instituto Federal de Brasília espera melhorar significativamente a gestão acadêmica, proporcionando uma ferramenta poderosa para o planejamento educacional. A capacidade de simular diferentes cenários e ajustar estratégias com base em dados precisos, ajudará o IFB a otimizar recursos e gerar impactos positivos na educação..

Disponibilidade

O Simulador de Indicadores da PNP está disponível no endereço https://simuladorae.ifb.edu.br/