Página inicial > Reitoria > Quer entender como é gerada a energia solar? Experimento dos IFs mostra

Quer entender como é gerada a energia solar? Experimento dos IFs mostra

Criado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 15h23 | Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 15h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 4473

Contribuir para a  sustentabilidade exige conhecimento, e os Institutos Federais (IFs) têm como papel produzir e divulgar conhecimento. Um exemplo dessas ações de divulgação dos IFs pode ser visto no stand dos Institutos, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre até domingo, 21 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade.

A “máquina” montada no local pelos estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) tem como objetivo mostrar, especialmente para alunos do Ensino Médio, como ocorre a geração de energia elétrica por meio da luz solar ou do vento.

A estudante do Curso Técnico em Eletromecânica Jéssica dos Santos Fidélis Azevedo, do Campus Guarus, IFF, recebe os interessados e dá todos os detalhes técnicos sobre o projeto. Ela conta que, assim como nesta exposição, no Instituto Federal Fluminense também são constantes as visitas de pessoas que querem entender a geração de energia.

O processo

Como a SNCT ocorre em ambiente fechado, foi preciso improvisar luz solar para fazer a corrente elétrica existir no equipamento demostrativo. Foi instalado um refletor, que faz a máquina de geração de eletricidade funcionar.

Para o sistema entrar em ação são realizados os passos seguintes: o refletor, que nesse caso ocupa o lugar do sol, joga luz sobre um painel. Esse painel transforma a luz em eletricidade, que sai dessa peça e vai para um controlador. Do controlador a energia passa para as baterias, segue até o inversor de cargas e daí para o uso. Essa pequena quantidade de eletricidade é capaz de fazer funcionar um pequeno motor e uma lâmpada. Os visitantes acompanham todos os passos do processo, orientados pelas explicações da monitora.

O projeto foi criado exatamente para expor como é esse processo de geração de energia solar ou eólica. No caso da eletricidade gerada pelo vento, não foi possível fazer o equipamento funcionar pois não há vento no local. Entretanto os materiais necessários para esse modelo também estão expostos.