Página inicial > Reitoria > Campus Ceilândia faz entrega de certificados a alunos do curso de Informática Básica para Terceira Idade

Criado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 16h28 | Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 16h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1905

Ocorreu ontem, 18/10/12, às 15h, a solenidade de entrega dos certificados aos alunos concluintes do curso de Informática Básica para terceira idade ofertado pelo Campus Ceilândia – um dos campi do IFB ainda em fase de implantação e atualmente funcionando na Agência do Trabalhador no Psul, Ceilândia. As aulas, que aconteciam às terças e quintas-feiras, à tarde, foram iniciadas em julho deste ano, totalizando 100 horas de curso. Do total de 24 alunos matriculados, 21 foram certificados. Com muita alegria, expressavam o entusiasmo de poder hoje operar o computador, passando e-mail, mantendo contato com seus familiares através das redes sociais.  Além dos alunos concluintes e familiares, que aproveitaram a oportunidade para conhecer o prédio da reitoria e do Campus Brasília, que sediou o evento, estiveram presentes à solenidade o secretário Ricardo Quirino dos Santos, da Secretária Especial do Idoso do Distrito Federal, a secretária Olgamir Amância, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, José Eduardo Correa, representando o secretário da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, Renato dos Santos, o reitor do IFB, Wilson Conciani, o diretor-geral do Campus Gama e tutor do Campus Ceilândia, Fernando Dantas, a assessora de implantação do Campus Ceilândia e idealizadora do projeto, Conceição de Maria Cardoso Costa.  Também estiveram presentes para prestigiar o evento pró-reitores e servidores.

Na ocasião, os secretários Ricardo Quirino e Olgamir Amância falaram da importância de oportunidades como essa para idosos, que muitas vezes são discriminados e maltratados dentro da própria família, destacando quanto o curso pode auxiliá-los na conquista de autonomia e de integração à sociedade. O representante da Secretaria do Trabalho, falando em nome do Secretário, reforçou o interesse de ampliar o acordo com o IFB para instalação de polos de EaD em todas as agências do trabalhador, e mencionou a possibilidade de  cursos como esse acontecerem em outras regiões do DF. O reitor Wilson Conciani destacou que a experiência dos alunos faz toda a diferença e que agora, conhecendo as possibilidades da internet, eles terão a oportunidade de ensinar seus netos e filhos. A professora da turma Conceição Costa agradeceu a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do projeto-piloto de inclusão digital para terceira idade, que passará por alguns ajustes e será retomado no ano que vem, com a oferta de novas turmas. Agradeceu ainda a ajuda especial da servidora Aline Santana e da terceirizada Dilma de Souza, que atuaram como monitoras voluntárias nas aulas. Com muita alegria, os alunos participaram ainda do sorteio de três notebooks, doados pela empresa Alberflex,  que fez questão de prestigiar o evento e fazer a entrega dos computadores.