Página inicial > Reitoria > Protótipo de máquina automotriz para auxiliar no cultivo do tabaco

Protótipo de máquina automotriz para auxiliar no cultivo do tabaco

Criado: Segunda, 22 de Outubro de 2012, 14h36 | Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2012, 14h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1194

Fábio Ferreira, estudante do curso técnico em Refrigeração e Climatização do Campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense,  desenvolveu um projeto para facilitar o cultivo do tabaco, por meio de uma máquina automotriz que foi apresentado na SNCT.

O equipamento, que comporta até cinco pessoas, entre elas o motorista e três colhedores, é  movido por um motor de moto de (125 cavalos) e possui algumas correias, que foram feitas  pelo estudante, para que a máquina possa andar em uma velocidade menor, aproximadamente meio quilômetro por hora.

Com o desenvolvimento do projeto, o trabalho manual dos colhedores tornou-se menos cansativo, pois, com a invenção da máquina, os colhedores podem desempenhar suas funções sentados,  posição que facilita bastante os seus trabalhos. Antes, o processo de colheita, sempre feito de baixo para cima,  exigia que o colhedor o fizesse em pé.