Página inicial > Reitoria > SNCT e II Semana Nacional de Produção Científica do IFB 2012

SNCT e II Semana Nacional de Produção Científica do IFB 2012

Criado: Terça, 23 de Outubro de 2012, 14h34 | Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2012, 14h34 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2092

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante o período de 16 a 21 de outubro, alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram da nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema  Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. A presença do IFB e dos Institutos Federais Santa Catarina, Fluminense, Ceará, Sergipe, São Paulo, Sertão Pernambucano, Sul de Minas, Sul-Rio-Grandense e Goiano marcaram os trabalhos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na SNCT.

Durante todos os dias os trabalhos foram intensos. Todos os IFs que participaram trouxeram atividades que, além de interagirem com o público presente, também propagaram muito conhecimento.

O IFB trouxe a oficina de móveis, que ganhou grande destaque. Vários tipos de móveis, como cadeiras, bancos e mesas, criados pelos alunos do curso Técnico em Móveis e do curso de Formação Continuada (FIC) em Marcenaria, foram expostos nos estandes da Rede Federal durante a SNCT.

Não poderia faltar a oficina de customização de bolsas, coordenada pela professora e diretora de Comunicação, Sandra Branchine, que ensinou técnicas aos participantes para customizar bolsas, carteiras e outros acessórios. A oficina foi mais uma vez um grande sucesso entre os visitantes, que aprenderam como reinventar peças antigas e deixá-las totalmente novas.

O IFB pôde contar também com o projeto de Monitores, que foi coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais Luciana Bastos Matos. O projeto teve como objetivo capacitar monitores – alunos do IFB – para acompanharem turmas da rede pública de ensino durante a visita, nos estandes do evento. Fizeram parte da equipe cerca de cem monitores, dentre os quais, aqueles que mais se destacaram, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ganharão um certificado emitido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano foi um sucesso, pois atendeu às expectativas,  perante o MCTI e toda a Rede Federal. “Houve também uma diversidade de projetos fantásticos durante a Semana”, comenta a diretora de Comunicação do IFB, Sandra Branchine.

Produção Científica

Dentro da SNCT, uma das atividades que se destacou foi a II Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília (IFB), que ocorreu durante o período de 16 a 19 de outubro.  O objetivo da II Semana Científica do IFB foi divulgar os trabalhos de pesquisa e de extensão desenvolvidos por alunos e professores do Instituto Federal de Brasília, por meio dos programas de apoio à pesquisa – programa institucional de bolsas em parceria com o CNPq e programa de fomento interno.

Durante quatro dias de intensas atividades, foram realizadas 18 apresentações orais, realizadas pelos alunos bolsistas do Instituto. Esses trabalhos, avaliados por uma banca formada por professores especializados na área, possibilitaram uma grande discussão acerca de cada assunto tratado.

Além das apresentações dos trabalhos dos alunos do IFB, a semana científica contou com a participação de pesquisadores renomados, que abrilhantaram a semana com suas palestras. Em um  total de 10 palestras, os temas desenvolvidos foram ao encontro do objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foi o de se discutirem as questões de sustentabilidade.

Outros 20 trabalhos de pesquisa e extensão, apresentados na semana científica  na forma de posters, também possibilitaram a difusão do conhecimento, por meio  da mostra dos trabalhos realizados nos diferentes campi do IFB.

Segundo o Professor Marley Garcia Silva, da pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, a semana científica cumpriu seu papel de difusor do conhecimento, gerando a discussão e a conscientização, e servindo como incentivo para o público presente a buscar nas atividades de pesquisa e extensão o conhecimento e a experiência profissional.