Página inicial > Reitoria > Novo campus: IFB realiza primeira escuta na região do Sol Nascente/Pôr do Sol

Novo campus: IFB realiza primeira escuta na região do Sol Nascente/Pôr do Sol

Criado: Segunda, 12 de Agosto de 2024, 17h19 | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2024, 17h19 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 07h16 | Acessos: 267

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou a primeira escuta pública para instalação do novo campus do IFB, na Região Administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol, na manhã de sábado, 10 de agosto, na Escola Classe Juscelino Kubitschek.

A reitora Veruska Machado apresentou uma síntese do que são os Institutos Federais e foi surpreendida com o depoimento de estudante, egresso e até de servidor da própria instituição que conhecem a regional onde o campus será instalado e voluntariamente compareceram na audiência para contribuir.

“Quem mora na Guariroba (uma das regiões da RA Sol Nascente/Pôr do Sol) gasta quatro horas de ônibus para estudar no Plano Piloto. Os estudantes precisam que a Educação Técnica e Superior chegue aqui”, pediu Gabriela Marques, estudante do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFB Campus Brasília.

William Resende, professor na comunidade, reforçou o pedido falando do esforço dos estudantes da região periférica para concluir seus estudos. A mesma demanda que Ivone Santos da Silva fez. Ela conheceu o IFB quando fez um curso de formação inicial e continuada na área de construção civil no IFB Campus Taguatinga e falou dos desafios do acesso de quem vive na região e da esperança de que o IFB chegue.

Já Marta Nunes Conceição, da Federação Habitacional do Sol Nascente Ceilândia Norte, trouxe a história de mulheres que se reconstroem com a reciclagem do jeans e fez o pedido para que haja um olhar atencioso do IFB para, principalmente, o público feminino, o que imediatamente a reitora respondeu explicando sobre o Programa Mulheres Mil.

A Profª Caroline Soares dos Santos, do IFB Campus Estrutural, também esteve presente e contou como viu a transformação da região quando foi da instalação daquele campus, com uma realidade semelhante e focada na reciclagem e no meio ambiente. “Aproveito para convidá-los a participar da Feira de Economia Solidária, que acontecerá no próximo mês dentro do Ação IFB”, reforçou.

Parlamentares do Distrito Federal também marcaram presença na escuta à comunidade no sábado, dia 10. Max Maciel, Gabriel Magno e Erika Kokai deixaram suas palavras. Assim também o atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A reitora do IFB encerrou a audiência respondendo ao pedido de que haverá uma outra escuta para os moradores da Fazendinha na região. “Iremos, sim, onde o povo está. O IFB se constrói com o coletivo e de forma colaborativa”, disse.