Página inicial > Reitoria > Projeto Redes Antirracistas Lança Editais para Seleção de Projetos na Rede Federal

Criado: Terça, 13 de Agosto de 2024, 10h10 | Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2024, 10h10 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2024, 16h35 | Acessos: 935
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), lançou dois editais de Seleção Pública de projetos de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do Projeto Redes Antirracistas. Este projeto é parte das iniciativas do Ministério da Igualdade Racial e visa promover políticas públicas que combatam a discriminação racial e promovam a igualdade de oportunidades para pessoas negras e outros segmentos étnico-raciais que enfrentam desigualdades históricas no Brasil.

Os editais são frutos do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 11/2023, e contam com a gestão administrativa e financeira da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O objetivo central é selecionar e financiar projetos inovadores que contribuam para a construção de uma sociedade mais equitativa e justa, alinhando-se aos esforços nacionais para a promoção da igualdade racial.

Seleção de Projetos no Âmbito do IFB e em Nível Nacional

O primeiro edital é direcionado especificamente para o Instituto Federal de Brasília, que selecionará oito projetos a serem desenvolvidos no âmbito da instituição. Estes projetos terão como foco o fortalecimento de práticas pedagógicas e extensionistas que combatam o racismo e promovam a inclusão de grupos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade.

O segundo edital tem um alcance nacional, com a seleção de 40 projetos distribuídos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As propostas selecionadas deverão abordar temáticas relacionadas à equidade racial, inclusão social e promoção da diversidade, incentivando ações que possam ser replicadas em outras instituições da rede e que contribuam para o desenvolvimento de metodologias de ensino e extensão inovadoras e antirracistas.

Objetivos do Projeto Redes Antirracistas

O Projeto Redes Antirracistas é uma resposta direta aos desafios enfrentados por populações negras e outros grupos étnico-raciais no Brasil. Ele se insere no escopo das políticas públicas do Ministério da Igualdade Racial, que busca erradicar a discriminação racial e criar condições para a igualdade de oportunidades. Por meio dos editais, espera-se fomentar o desenvolvimento de conhecimentos e práticas
que fortaleçam a educação antirracista, promovam a inclusão social e ampliem o acesso de grupos historicamente marginalizados às oportunidades educacionais e profissionais.

A execução dos projetos selecionados será acompanhada e avaliada de perto, com o objetivo de garantir a eficácia das ações propostas e a sua contribuição para os objetivos mais amplos do projeto. A iniciativa, portanto, representa um passo significativo no compromisso das instituições de ensino e do governo brasileiro em promover uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e sucesso.

Próximos Passos

As instituições e grupos interessados devem atentar para os prazos e requisitos estabelecidos nos editais, que já estão disponíveis para consulta. A expectativa é que as propostas selecionadas iniciem suas atividades ainda este ano, contribuindo de maneira direta para a promoção da igualdade racial e a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Com esses editais, o Projeto Redes Antirracistas reafirma seu compromisso com a promoção da justiça social e racial no Brasil, oferecendo apoio crucial a iniciativas que têm o potencial de transformar o cenário educacional e social do país.

Acesse os editais por meio dos links a seguir: