Página inicial > Reitoria > Lançamentos de livros e exposição fotográfica movimentaram final de tarde na Reditec 2012

Criado: Quinta, 25 de Outubro de 2012, 14h06 | Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2012, 14h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1280

Uma sinopse não seria suficiente para contar o que há na essência das duas obras lançadas na tarde dessa terça-feira (23), durante a Reditec 2012. As publicações são documentos indispensáveis para quem procura entender a história, a atuação dos Institutos Federais e as políticas e ações integradas que permeiam a concepção da Rede Federal com um olhar para o futuro. Os livros Um Passado vestido de futuro e Liderança Ética e Servidora nos Institutos Federais foram lançados no mezanino do Complexo Multieventos, mesmo local onde a mostra fotográfica Caminhos da Educação Profissional ficará em cartaz até o fim da 36ª Reunião dos Dirigentes das Instutições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

O livro organizado por Rosângela Rosa, Sandra Branchine e Valéria Nunes é um relato histórico e iconográfico que retrata os Institutos Federais desde o início do século passado até a atualidade. A professora do IFRJ Rosângela Rosa, uma das responsáveis pela pesquisa histórica que subsidiou as informações contidas na obra, conta como foi concebida a publicação: “além das fotografias, o livro registra fatos e documentos como os bilhetes encaminhados por fazendeiros às escolas agrícolas, nos quais os filhos dos empregados são oferecidos para aprender uma profissão e ao retornarem as suas casas eram submetidos ao trabalho clandestino em troca das dívidas supostamente contraídas pelos pais, mostrando claramente a existência de um regime de escravidão”, exemplifica.

Boa parte do acervo fotográfico disponibilizado no livro foi coletado pelos 38 Institutos Federais, Cefets e escolas técnicas vinculadas. Um passado vestido de futuro – Fragmentos da memória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica já está disponível nas bibliotecas das unidades da Rede Federal, uma contribuição marcante para a preservação da memória da Rede Federal.

A outra obra lançada ontem é de autoria do reitor pro tempore do Instituto Federal Farroupilha, Jesué Graciliano da Silva. O autor falou sobre a concepção do livro: “a obra ficará publicada permanentemente pois é um livro digital. O livro fala de um modelo de gestão consagrado aplicado ao contexto da Rede Federal, com o objetivo de contribuir com os Institutos Federais que trabalham na implantação de gestões democráticas e participativas. A Rede Federal passa por uma ampla e constante renovação de seus quadros e o livro pode contribuir com a formação de uma nova geração de lideranças nos Institutos Federais”. Para o autor, “o fato de o livro ficar disponível na web facilita sua distribuição e abrangência de públicos em uma obra que serve de consulta não apenas para reitores e diretores, mas também estudantes e interessados no tema gestão de pessoas”.

O apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) à produção de publicações ficou evidenciado com o espaço dedicado aos dois lançamentos que ampliam a compreensão acerca da atuação dos Institutos Federais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na opinião do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de EPT, Aléssio Barros, o lançamento dos dois livros na Reditec não poderia ser mais oportuno. “Com a publicação dessas duas obras, o passado e o futuro se encontram com a mesma função”, disse.

Clique aqui e acesse o site

Fonte: Assessoria de Comunicação - Conif