Página inicial > Reitoria > Agradecimento da Coordenação-Geral da SNCT

Agradecimento da Coordenação-Geral da SNCT

Criado: Sexta, 26 de Outubro de 2012, 17h10 | Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2012, 17h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1755

O Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social tem a honra de agradecer a participação de todos os expositores na 9º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Brasília. Evento que teve como tema central “Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde” e ocorreu no período de 16 a 21 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade.

Novamente a SNCT teve um grande êxito no país inteiro. Com mais de 23.900 atividades cadastradas e a participação de aproximadamente 700 municípios. Em relação a 2011, aumentou em quase 50% o número de atividades cadastradas. Os dados, ainda em caráter parcial, foram extraídos do site da semana, que tem a coordenação nacional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Cidade sustentável foi o conceito desenvolvido pelo Distrito Federal na SNCT deste ano. Com 1.381 eventos cadastrados em quatro regiões administrativas, e 140 instituições parceiras, a capital federal foi um dos destaques da SNCT de 2012 realizando palestras e debates sobre como levar os centros urbanos a essa condição. Escolas, universidades, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas e ONGs apresentaram pesquisas e experimentos sobre o tema. Foram realizadas, ainda, mostras de trabalhos científicos, feiras, ciclos de debates, visitas a laboratórios de instituições estaduais de pesquisa, reuniões, mesas redondas, seminários, exibição de vídeos e filmes temáticos, workshops, palestras, oficinas, espetáculos teatrais e musicais, além de performances temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Na SNCT de Brasília cerca de 100 mil pessoas passaram pela Cidade Sustentável cenográfica em mais de 30 mil metros quadrados de áreaconstruída no Pavilhão. Do público visitante 60% foram estudantes da Educação Básica envolvendo mais de 250 estabelecimentos de ensino do Distrito Federal e os demais 40% incluem alunos de cursos profissionalizantes, ensino superior e público em geral. Trabalharam nas atividades da SNCT cerca de 3.500 pessoas, entre coordenadores, expositores, monitores e pessoal de apoio.

A Comissão Organizadora ressalta o espetacular empenho das Instituições que ilustraram de forma dinâmica e interativa a temática da SNCT, tanto nas atividades desenvolvidas no próprio estande quanto na organização e promoção das palestras e oficinas proferidas.  Na oportunidade, já antecipamos o convite para a participação da próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorrerá de 21 a 27 de outubro de 2013 e terá como temática, “Ciência, Saúde e Esporte”, conforme pronunciamento do Ministro Marco Antônio Raupp anexo. Por favor, divulguem amplamente.

Para aprimorar o trabalho da Comissão Organizadora e das SNCT futuras, gostaríamos de saber sua avaliação referente à SNCT de 2012. A mudança de local da Esplanada dos Ministérios para o Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade foi melhor? O incremento de palestras, seminários, oficinas, etc na programação foi vantajoso para o evento? Aponte quais aspectos na sua análise poderíamos melhorar.  Sua opinião é extremante relevante para nós.

Segue abaixo link do Portal do MCTI com as notícias referentes à SNCT, bem como galeria de fotos.

Atenciosamente,

Coordenação Geral da SNCT