Página inicial > Reitoria > IFB e ABDI projetam parcerias

IFB e ABDI projetam parcerias

Criado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 17h45 | Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 17h45 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 17h45 | Acessos: 217

O Instituto Federal de Brasília (IFB), representado pela pró-reitora de Administração substituta, Adriana Fabiana Rodrigues, o assessor de Articulação Política e Institucional, Adilson Cesar de Araújo, o diretor de Comunicação Social, Jefferson Sampaio de Moura, e a servidora Bélrica Pereira da Silva Dantas, reuniu-se hoje, dia 4/9/24, com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, para alinhamento das futuras parcerias. Cabe destacar que a possibilidade de parceria com a ABDI se iniciou com a visita, em maio de 2024, da reitora do IFB, Veruska Machado, e do assessor de Articulação Política e Institucional, quando diferentes projetos do IFB foram apresentados ao presidente da ABDI. A partir do diálogo estabelecido, a Agência priorizou quatro ações para serem desenvolvidas com o IFB nos próximos anos:

1) Doação de 9 carros elétricos ao IFB. Os carros já estão nos campi, sendo usados para mobilidade e para desenvolvimento de pesquisas nos campi que ofertam cursos nas áreas de mecânica e de energias renováveis.

2) Desenvolvimento do projeto Agricultura 4.0 no IFB Campus Planaltina, que visa equipar o Centro de Formação Tecnológica do campus com equipamentos e máquinas de última geração para desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área agrícola. O projeto também aspira formar os pequenos agricultores do DF e contribuir para o desenvolvimento econômico e regional.

3) Desenvolvimento do projeto “Escola de Negócios e Desenvolvimento Social” no IFB Campus Brasília. O projeto visa equipar e construir espaços de formação dos empreendedores, dos trabalhares informais e dos pequenos e médios empresários com vistas a melhorar a relação entre o IFB e o setor produtivo sob foco no desenvolvimento econômico, sustentável e social.

4) Parceria para a realização do “ConectaIF 2025”. A ABDI assumiu o compromisso de financiar o Conecta do próximo ano. O evento contará com oficinas, mostras, workshops, roda de conversa, protótipos de produtos de arte, cultura, palestras, competições, exposições e inovação. O Conecta IF 2025 terá editais nacionais, de modo a atrair a participação de toda Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para apresentar o que de melhor produz em no evento. O ConectaIF 2025 será realizado em lugar de fácil acesso (podendo ser no Centro de Convenções/Complexo Mané Garrincha/Eixo Monumental) e tem perspectiva de ocorrer na primeira quinzena de julho de 2025.

Destaca-se que as ações que vêm sendo desenvolvidas por meio da parceria IFB & ABDI visam atender aos interesses institucionais e o compromisso das duas instituições com a sustentabilidade, inovação e inclusão.

Em breve serão assinados os convênios entre as duas instituições e serão divulgados mais detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos por meio dessa promissora parceria.