Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Seminário Nacional de Pecuária Orgânica começa nesta quarta em Brasília
Início do conteúdo da página

Seminário Nacional de Pecuária Orgânica começa nesta quarta em Brasília

Criado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 17h26 | Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 17h26 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 08h13 | Acessos: 267

Brasília sedia o “Seminário Nacional de Pecuária Orgânica em Base Agroecológica: uma alternativa para a crise climática (SNPO)” de 11 a 13 de setembro. O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal de Brasília, através dos grupos de estudos Raízes e IFBSUI, e acontecerá no auditório do IFB Campus Brasília (L2 Norte) com dia de campo no IFB Campus Planaltina. O objetivo é capacitar técnicos extensionistas, pesquisadores e produtores por meio da troca de saberes, além de unir as câmaras setoriais de produção orgânica. 

O Seminário também vai proporcionar o diálogo entre pesquisadores, produtores e governo para a compreensão dos desafios da criação orgânica no Brasil e estabelecer objetivos e metas que auxiliem no aumento e permanência da criação animal agroecológica no Brasil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Even3 (clique aqui>>para se inscrever).

No primeiro dia do evento, dia 11, às 9h30, após a mesa de abertura, acontecerão dois painéis. O painel 1 traz o tema “Atualizações em Pecuária Orgânica” e abordará “Pecuária e crise Climática” com Dr. Enrique Murguetio (CIPAV Colombia), o “Panorama da pecuária orgânica certificada no Brasil e no Mundo”, com a Drª Fernanda Samarini Machado (Embrapa Gado de Leite), Certifica-DF Programa da Emater de incentivo a certificação de produção orgânica, “Princípios e importância da pecuária orgânica na atualidade”, com a Drª. Angela Escosteguy (IBEM), e o lançamento dos manuais Pecuária Orgânica (Ruminantes) e Sanidade na Pecuária orgânica, publicação do IBEM, UFRGS e MAPA.

Já no período da tarde, a partir das 14h, acontece o Painel 2 com o tema “Desafios e oportunidades na criação de bovinos em base agroecológica visando à certificação orgânica”. Começa com o Dr. Enrique Murgueitio do CIPAV – Colômbia falando sobre Sistema silvipastoril e agroflorestal como fator na recuperação de pastos e solos degradados; depois o Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho fala sobre “Pastoreio Racional Voisin”, e Mônica Florião (RJ) que aborda “A experiência da Ecoleite: manejo agroecológico de rebanho leiteiro e qualidade do leite”. O painel continua com “A experiência do leite e queijo orgânico da propriedade Terra Límpida”, com Piero Alberti; “Sistema Agrossilvipastoril orgânico – Construção participativa produtores do DF”, com Dr. João Paulo Guimarães, da Embrapa Cerrados, encerrando com a mesa de debate sobre as oportunidades e desafios das Políticas Públicas sobre a temática.

No segundo dia, 12 de setembro, o evento retorna às 8h30 com o painel 3 para “Para além do Bem-estar animal”. A primeira palestra será “Princípios do bem-estar animal e melhoria da qualidade ambiental”, com Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (UFSC), “Bem-estar animal na propriedade Terra Límpida”, com Patrizia Narcisi; “Bem-estar animal e saúde única”, com a Drª. Julia Eumira Gomes Neves Perini (IFB Planaltina), e mais uma mesa de políticas públicas para fechar a manhã.

E fechando a parte de diálogos, a partir das 14h, acontece o painel 4 “Desafios e oportunidades na criação suínos e aves em base agroecológica visando à certificação orgânica” com as palestras “A importância de se manter as raças criolas na agricultura familiar”, com Filipe Russo, da empresa Porco da Mata; “A experiência da Korin na criação de aves orgânicas”, com  Dr. Luiz Carlos Demattê, da empresa Korin; “Alimentos alternativos: Formulações de rações com alimentos alternativos para aves e suínos”, com Ms. Zeferino Genésio Chielle e a Emater DF apresentará experiências exitosas dos agricultores.

 O “Seminário Nacional de Pecuária Orgânica em Base Agroecológica: uma alternativa para a crise climática (SNPO)” encerra-se na sexta-feira, 13 de setembro, com o Dia de Campo no IFB Campus Planaltina. Estão sendo oferecidas 80 vagas para visita técnica, que começará às 8h no IFB Campus Planaltina, encerrando-se às 11h30 com um lanche de encerramento e confraternização, feira de produtores e apresentações culturais.

 O evento será transmitido pela TV IFB (assista aqui>>)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página