Página inicial > Reitoria > Nota da Reitoria — Orientações para a comunidade acadêmica frente à situação climática do Distrito Federal

Criado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h40 | Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h40 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h40 | Acessos: 1151

O Instituto Federal de Brasília (IFB), por meio da Reitoria, preocupado com a saúde de sua comunidade acadêmica, reforça as orientações voltadas para este período crítico que Brasília vem vivenciando de seca e fumaça intensa causadas por incêndios em diferentes pontos do Distrito Federal.

Além dos esforços coletivos necessários para o combate ao fogo e às queimadas, é fundamental que a população se mantenha informada sobre como se proteger, evitando, dentro do possível, a exposição à fumaça.

Orientações recomendadas pelo Ministério da Saúde à população

• Aumentar a ingestão de água e líquidos, o que ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas.
  • Reduzir ao máximo o tempo de exposição, recomendando-se que se permaneça em local ventilado.
  • Manter portas e janelas fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas para reduzir a penetração da poluição externa.
  • Evitar atividades físicas em horários de altas concentrações de poluentes do ar e entre 12 e 16 horas, quando o calor é mais intenso.
  • O uso de máscaras do tipo cirúrgica, de pano, lenços ou bandanas pode reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas), melhorando o desconforto das vias aéreas superiores. Já o uso de máscaras de modelos respiradores do tipo N95, PFF2 ou P100 é adequado para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.
  • Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes devem redobrar a atenção às recomendações descritas acima para a população em geral. Além disso, devem estar atentas a sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e buscar atendimento médico o mais rapidamente possível.

Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, imunológicos, entre outros, devem:

• buscar atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento;
  • manter medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas;
  • buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises;
  • avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas.

O IFB segue acompanhando as orientações dos órgãos reguladores e reafirma seu compromisso com a valorização da vida e a proteção da saúde e do bem-estar de sua comunidade.