Projeto de Extensão do IFB leva estudantes ao CCBB
Estudantes do Curso "Preparatório para o Enem - Avançar e Vencer com Cidadania", oferecido pelo IFB em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizaram, no último dia 11, uma visita técnica ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo da visita guiada pela equipe educacional do CCBB foi conhecer a exposição Natureza Urbana, que celebra e promove artes urbanas, como grafite e bioarte, buscando o equilíbrio entre as pessoas, suas cosmologias e o meio ambiente urbano. Além disso, os estudantes também puderam conhecer o acervo de obras de arte do Banco do Brasil e discutir, por intermédio dos mediadores dessa instituição, o contexto histórico e cultural em que essas obras foram produzidas e as intencionalidades estéticas por trás de cada produção.
De acordo com o CCBB, o Programa Educativo do CCBB Brasília é um projeto de recepção e acolhimento do público visitante do Centro Cultural do Banco do Brasil. O Programa prioriza a acessibilidade estética, mediando as diversas expressões culturais expostas no centro cultural, com propostas de arte-educação para crianças e adultos PCDs e neurodivergentes.
Segundo o professor Thiago de Faria e Silva, um dos organizadores da atividade, "a experiência foi enriquecedora não somente pensando na preparação para o Enem mas também para a formação integral dos alunos como cidadãos, acessando um espaço artístico e cultural importante da cidade".
As monitoras Flávia Nascimento e Patrícia Padovani, que acompanharam os estudantes com os professores, afirmaram que a exposição do contexto teórico, histórico e cultural das artes evidenciou aos alunos grandes aspectos emergentes e predominantes do país, proporcionando-lhes uma visão das diferentes culturas, formas de expressão de povos originários e sua importância nos contextos ambientais e sociais do nosso país. “Acreditamos que essa exposição das artes despertou a conscientização e o entendimento do papel de cada um como cidadão em vários aspectos da nossa sociedade”, afirma a monitora Patrícia.
Para Flávia, monitora de Samambaia, a visita foi enriquecedora. “Essa experiência foi essencial, pois ofereceu uma oportunidade de reconexão com o meio ambiente, muitas vezes distante em contextos urbanos. Ao vivenciarem essa experiência sensorial, foi possível obter uma melhor consciência dos sinais da história originária relacionada à percepção ambiental e compreensão sobre a importância da preservação dos espaços verdes”, afirma a monitora. “Além disso, essa imersão promoveu bem-estar e estimulou o aprendizado ativo, já que as lições teóricas reforçaram o vínculo entre a sustentabilidade e o cotidiano, incentivando práticas mais responsáveis e saudáveis”.
Para a estudante Antônia da Cruz, aluna do cursinho preparatório para o Enem, do IFB Campus Gama, a visita técnica ao Acervo Cultural do Banco do Brasil foi uma experiência extremamente enriquecedora.
"Durante a visita, tive a oportunidade de explorar a história da pintura contemporânea e indígena, que foi apresentada de maneira envolvente e educativa. As obras expostas não apenas destacaram a diversidade e a riqueza cultural do Brasil, mas também proporcionaram uma compreensão mais profunda das influências e técnicas utilizadas pelos artistas. Essa experiência ampliou meu conhecimento sobre a arte brasileira e reforçou a importância de preservar e valorizar nosso patrimônio cultural”.
Já a estudante Ester Barbosa afirmou que a visita técnica foi uma experiência imersiva muito interessante, pois além de ter contato com a obra, ela também teve a ajuda do coordenador para tirar dúvidas e compreender o contexto dos projetos. "A lição que tirei é que a arte é um instrumento de validação social e dá voz aos grupos e suas percepções de mundo. Essa arte quando compartilhada é como emprestar ao outro as suas lentes”.
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