Dia Nacional do Surdo: Celebrando a Cultura Surda e a Inclusão
O Brasil celebra, no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, uma data que busca promover a conscientização sobre a surdez, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda. Instituída em 2008 pela Lei nº 11.796, a data é um momento para refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade surda e as conquistas alcançadas ao longo dos anos.
A surdez é uma condição que afeta milhões de brasileiros, e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 9,7 milhões de pessoas no país têm algum grau de deficiência auditiva. No entanto, a luta por direitos e inclusão social vai muito além de números.
A valorização da identidade surda e da Libras como língua oficial é fundamental para garantir que a comunidade surda tenha acesso a educação, saúde e cultura.
Celebrado no Setembro Azul, a data é importante para destacar a consciência e a luta pela representatividade dessa comunidade. O protagonismo dos surdos fortalece sua visibilidade na sociedade, ressaltando a importância de uma homenagem que reconheça suas conquistas e superações.
Dois dos principais desafios enfrentados pelos surdos no Brasil são: uma educação bilíngue de qualidade, em que pouquíssimos surdos têm acesso a intérpretes ou materiais de estudos adaptados; e os preconceitos e estigmas socialmente enraizados em nossa sociedade.
A surdez não é um impedimento, mas sim uma riqueza cultural que merece ser celebrada e respeitada. O Dia Nacional do Surdo é um passo importante na construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm voz e, por isso, o IFB traz à comunidade algumas mensagens importantes a respeito da comunidade surda.
Confira aqui>>
Redes Sociais