Um professor para toda a vida
Pode ser que aquele querido professor não se lembre de você.
É praticamente impossível que um professor se lembre de todos os seus alunos, mas cada aluno leva o professor por toda a vida.
Hoje, 15 de outubro, é celebrado o dia do professor.
A data foi definida como feriado em 1963. Anos antes, no mesmo dia, em 1827, o imperador Dom Pedro I decretou que todas as cidades e vilarejos do país tivessem escolas de primeiras letras — equivalente ao ensino fundamental hoje.
Hoje é o dia destacado para relembrar e refletir sobre a profissão professor. Profissão que, você bem sabe, vai muito além das quatro paredes da sala de aula.
Por quantas vezes, foi necessário deixar o conteúdo didático em segundo plano e assumir um papel de motivador, compreendendo o cotidiano de cada aluno, em que, em algum momento da jornada, surge com a vontade de desistir?
Por quantas vezes, mesmo com ausência das ferramentas ideias, foi necessário criar novas alternativas para seguir transformando a vida dos alunos?
Por quantas vezes, mesmo diante de cenários inimagináveis, como em 2020, foi necessário se reinventar, trocando o quadro pela tela, e a sala de aula pelo quarto, cozinha, copa ou qualquer lugar de casa para que fosse possível continuar exercendo a profissão?
O 15 de outubro é dedicado àqueles que veem o magistério como missão de vida e lutam com seu dom de educar e transformar, apesar de todos os desafios diários.
O IFB parabeniza e agradece todos os 831 professores da instituição. Também desejamos um futuro pleno para todos os estudantes — e futuros professores — das licenciaturas.
“O professor se eterniza em cada ser que educa”
Paulo Freire
Redes Sociais