Página inicial > Reitoria > Representante de universidade alemã visita IFB

Representante de universidade alemã visita IFB

Criado: Sexta, 23 de Novembro de 2012, 18h09 | Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2012, 18h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1433

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está recebendo, nesta sexta-feira, 23 de novembro, a visita do professor da Ernst-Abbe Fachhochschule (Universidade de Ciências Aplicadas Ernst Abbe, da cidade de Jena, Alemanha), Heiko Hasse. O docente, que chegou à cidade nas primeiras horas do dia, está  desenvolvendo atividades durante toda a sexta-feira.

Heiko Hasse conversa com os dirigentes do IFB na manhã desta sexta-feira.O professor veio ao Brasil para dar continuidade à  parceria entre as duas instituições, iniciada após visita de representantes do IFB na universidade alemã. Entre as ações que estão previstas, destacam-se a capacitação de professores do Brasil na Alemanha e intercâmbio de alunos dos cursos de tecnologia e licenciaturas, com a ida de estudantes do IFB para o país europeu e a vinda de alunos alemães para Brasília.

“Além dessas, há ainda uma série de outras ações conjuntas, como a oferta de um mestrado associado, em que parte dos professores são brasileiros e outra parte alemães, com a certificação sendo feita pelas duas instituições”, acrescenta o reitor do IFB, Wilson Conciani. Para ele, a capacitação, em mestrado e doutorado, dos servidores dos Institutos Federais não está sendo possível pelas instituições de ensino brasileiras, e parcerias como essa são necessárias para qualificar os servidores.

“Essa visita foi necessária para que a universidade alemã conheça a nossa realidade, além de apresentar sua instituição, estruturas, e para que possamos discutir como serão delineadas as próximas ações”, conclui Conciani.

Ações

A programação teve início pela manhã, quando Heiko se reuniu com os dirigentes da instituição e houve uma apresentação mútua das duas instituições. No período vespertino, o professor encontrou-se com docentes do IFB interessados em pesquisas na Área de Inovação, Empreendedorismo e participação no Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da instituição.

Heiko encerra suas atividades, logo mais, às 19h, quando se reunirá com estudantes para tratar sobre possibilidade de intercâmbio e pesquisa entre as instituições.

Segundo o reitor do IFB, há dois trabalhos que devem ser os primeiros a serem iniciados. Um é o intercâmbio entre estudantes dos dois países, para frequentarem cursos rápidos, com duração de três a quatro semanas. A segunda será para aproveitar a experiência da instituição alemã nas áreas de empreendedorismo e inovação, já que a escola europeia possui centenas de empresas encubadas.