EstAção IFB — Juventude Negra: resistência e arte
Novembro é o mês da consciência negra no Brasil. Na década de 1970 essa data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, um dos líderes contra a escravatura no Brasil. Mais de 50 anos depois, o 20 de novembro foi ressignificado, buscando refletir sobre igualdade racial, justiça social, oportunidades e desigualdades.
O tema do EstAção IFB desta semana é sobre juventude negra e o uso da arte como ato de resistência. O episódio é o primeiro especial em celebração ao mês da consciência negra.
Conversamos com Maíra de Deus Britto, jornalista e doutora em Gestão de Políticas Públicas para Gênero e Raça. Também escritora, Maíra escreveu o livro “Não. Ele não Está”, que conta histórias de mães que perderam seus filhos assassinados.
E prepare-se que na próxima semana temos mais um podcast sobre o Novembro Negro. As professoras do IFB Luciana Reis e Jaqueline Coêlho falam sobre Mulheres em rede: tecer, crescer e enaltecer, tema da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SerNegra) deste ano.
Ouça aqui>> o EstAção IFB no Spotify e/ou assista aqui>> pela TV IFB no Youtube.
Redes Sociais