Projetos do IFB são premiados no 21ª Congresso de Iniciação Científica do DF
Dois projetos do Instituto Federal de Brasília (IFB) foram premiados no 21º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal em cerimônia que aconteceu no Auditório da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB) na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro.
Com “Propostas de materiais didáticos 3D de baixo custo para apoiar o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Médio”, a estudante Sara Stela dos Santos Telles Martins e sua orientadora Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos foram premiadas com um troféu na categoria Programa de Iniciação Científica (Pibic-EM). A jovem do 2º ano do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino Médio do IFB Campus Brasília contou que o prêmio a motivou a seguir seu sonho, que é fazer Engenharia Aeroespacial nos Estados Unidos. “Para este projeto, além da minha orientadora, tive o apoio voluntário de um colega formando (Paulo Henrique) e das minhas colegas do projeto Meninas da Ciência”, agradeceu.
A partir do levantamento de materiais já existentes, o projeto da Sara foi de construir outros protótipos para as áreas de Ciências e Matemática. Em matemática, foi concebido um plano cartesiano construído a partir de caixas de ovos de papelão para auxiliar os professores nas aulas de funções, por exemplo, e sólidos geométricos feitos na impressora 3D, construído para ajudar os estudantes nas aulas de geometria. Para os conteúdos de Química, foi criada uma tabela periódica interativa com um website acessível e didático com informações adicionais dos elementos da tabela. Em Física, foi criado um submarino de Pascal feito de garrafa PET para auxiliar nas aulas sobre hidrostática, e um experimento de reflexão e refração da luz a partir do uso de CDs, para auxiliar os docentes nas aulas de óptica. Para os conteúdos de Biologia, foi criado um quadro de Punnett para o ensino de genética, a partir de papelão. Todos esses materiais passaram por avaliações dos professores e sugestões de melhorias, fazendo com que tivesse uma utilização mais abrangente em sala de aula. Durante o processo de criação, os materiais enfrentaram dificuldades e passaram por ajustes significativos. A pesquisa com professores do IFB guiou a adaptação desses recursos, resultando na criação de experimentos mais duráveis e acessíveis, como sólidos geométricos 3D e uma tabela periódica interativa em MDF. Esses materiais foram desenvolvidos focando nas áreas de maior dificuldade dos alunos, como a abstração de conceitos e a dificuldade com cálculos.
Os resultados desse projeto foram apresentados no Encontro Pedagógico Unificado e no Simpósio de Integração, Inovação e Tecnologia organizados pelo IFB. Todas as atividades da pesquisa foram financiadas pelo Pibic-EM CNPq com duração de 12 meses e apoio do Laboratório IF Maker do IFB Campus Brasília.
Na área de Saúde e Vida, o IFB também foi premiado com o projeto “Comparação da entomofauna em áreas de agricultura orgânica e convencional no Distrito Federal”, do estudante Daniel Serrão de Souza Aguiar, com a orientação da professora Débora Leite Silvano do IFB Campus Planaltina. Eles não puderam estar presentes e foram representados pela coordenadora de Publicações Científicas e Tecnológicas do IFB, Daniele dos Santos Rosa.
Parcerias
O 21º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal aconteceu de 4 e 6 de novembro de 2024 envolvendo 12 instituições de Ensino. O IFB sediou parte das atividades, transmitiu a abertura pela TV IFB, o hino foi produzido por um estudante de Eventos do IFB Campus Brasília, e os troféus também foram fornecidos pela instituição.
Durante a solenidade, a mesa diretora destacou a qualidade de todos os 263 indicados a premiação, o importante papel de produzir conhecimento e de incentivar o contato com a pesquisa aos jovens, o aprendizado colaborativo e a importância em buscarem soluções para os desafios, por exemplo, climáticos e sociais, enfrentados hoje por toda a Humanidade.
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