EstAção IFB: Linguagem Simples é um direito de todos
A linguagem simples é uma forma de expressão usada para transmitir informações de fácil compreensão, ou seja, informações que todos possam compreender. O Projeto de Lei nº 2.256/2019 define que a comunicação deve ser de fácil acesso, clara, objetiva e inclusiva e deve ser utilizada por todos os órgãos públicos do país.
No contexto do Poder Judiciário, por exemplo, o uso da linguagem simples é incentivado pelo Pacto Nacional de Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2023, que consiste na adoção de ações e projetos a serem desenvolvidos para integrar a comunicação do judiciário à comunidade.
No EstAção IFB desta semana, o procurador federal junto ao IFB e especialista em Direito Administrativo Daniel Catelli fala sobre o tema da Linguagem Simples como direito. Ele destaca a importância do uso da ferramenta para aproximar órgãos públicos aos cidadãos.
Segundo ele, é preciso desmistificar essa forma de linguagem: “A linguagem simples não é uma linguagem coloquial; a gente não está falando de gírias. Linguagem simples é uma linguagem baseada em uma comunicação clara e direta focada naquilo que é essencial dentro da mensagem”.
Ouça aqui>> o EstAção IFB no Spotify e/ou assista aqui>> pela TV IFB no Youtube.
Ficha Técnica
Roteiro: Douglas Vilaça
Apresentação: Douglas Vilaça
Convidado: Daniel Catelli
Intérprete de Libras: Thael Pires
Captação audiovisual: Vanessa Lau
Fotografia: Anna Luisa Moraes de Tarso
Edição de vídeo: Daniel Euclides
Redes Sociais