Página inicial > Reitoria > Em evento com os IFs, Mercadante defende royalties do petróleo para a educação

Em evento com os IFs, Mercadante defende royalties do petróleo para a educação

Criado: Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 18h29 | Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 18h29 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1635

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira, 5 de dezembro, em evento de inauguração simbólica de 35 campi dos Institutos Federais, dentre eles os do IFB, que os recursos dos royalties do petróleo, vindos do pré-sal, devem ser integralmente utilizados na educação.

Mercadante enfatizou que há necessidade de investimentos mais pesados na educação brasileira e lembrou que o País tem, atualmente, 30 mil escolas que funcionam em regime de tempo integral. Até 2014, disse ele, serão mais de 60 mil escolas. Para essa ampliação da qualidade é preciso fazer investimentos.

A decisão do governo de utilizar os recursos dos royalties para a educação enfrenta resistências de alguns prefeitos, deputados e senadores que querem esse dinheiro nos caixas de administrações estaduais e municipais. “O petróleo não pode ser usado para engordar a máquina pública; 100% dos royalties devem ir para a educação”, defendeu o ministro petista.

Além da expansão do Ensino Superior, o ministro defendeu que se faça também a expansão do Ensino Técnico e Profissionalizante.