Pronatec será ampliado em 2013
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014. Criado em 2011, o programa já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. O número foi anunciado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai), nessa quarta-feira, 5 de dezembro.
Entre os objetivos do Pronatec para 2013 está ainda a ampliação do número de bolsas-formação para estudantes egressos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos. Para isso, deve ser editada uma medida provisória, lançando o Pronatec Novas Oportunidades, que abrirá oportunidade para quem terminou o ensino médio obter o ensino técnico. Também devem ser ampliadas as vagas para egressos do sistema prisional e para reabilitação profissional, por meio de convênio com os ministérios da Justiça e da Previdência.
Essa ampliação foi tema de reportagem da TV Brasil. Assista aqui a matéria que foi gravada no Encontro Nacional da Indústria e no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Fonte: Portal Planalto e TV Brasil.
Redes Sociais