Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Primeira Reunião do Projeto Redes Antirracistas aconteceu nessa terça, 14 de janeiro
Início do conteúdo da página

Primeira Reunião do Projeto Redes Antirracistas aconteceu nessa terça, 14 de janeiro

Criado: Quarta, 15 de Janeiro de 2025, 11h18 | Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2025, 11h18 | Última atualização em Quarta, 15 de Janeiro de 2025, 11h19 | Acessos: 86

Na terça-feira, 14 de janeiro de 2025, foi realizada, virtualmente, a primeira reunião do Projeto Redes Antirracistas, uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), voltada para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto é parte das ações do MIR e tem como objetivo promover políticas públicas que combatam a discriminação racial, além de fomentar a igualdade de oportunidades para pessoas negras e outros grupos étnico-raciais que enfrentam desigualdades históricas no país.

A reunião contou com a participação dos supervisores selecionados nas cinco regiões do país e no Distrito Federal, por meio dos editais 006/2024 e 007/2024, oriundos do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 11/2023. A gestão administrativa e financeira do projeto está sob a responsabilidade da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

A abertura dos trabalhos foi conduzida pela coordenadora-geral do projeto, Nilzélia Oliveira, e pelas coordenadoras dos eixos temáticos do projeto: Suiane Bezerra da Silva, coordenadora do Eixo 2 – Fomento ao ensino, pesquisa e extensão em políticas públicas de Igualdade Racial em Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e grupos correlatos, e Renata Jesus da Costa Ehrl, coordenadora do Eixo 1 – Observatório de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Durante a reunião, as coordenadoras deram as boas-vindas aos supervisores e destacaram a importância das ações que serão implementadas ao longo de 2025 nos campi e municípios envolvidos. Essas ações têm como objetivo construir uma sociedade mais equitativa e justa, alinhando-se aos esforços nacionais para a promoção da igualdade racial.

A reunião também contou com a participação de Edvaldo Batista de Sá, representante do Ministério da Igualdade Racial, que reforçou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão racial.

Para os organizadores, com a realização dessa primeira reunião, o projeto Redes Antirracistas ganha força e prepara os participantes para os desafios e responsabilidades que virão, estabelecendo um compromisso coletivo em busca de um Brasil mais igualitário.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página