Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Reitoria do IFB recebe representantes da UNE para debater políticas estudantis e participação democrática
Início do conteúdo da página

Reitoria do IFB recebe representantes da UNE para debater políticas estudantis e participação democrática

Criado: Quinta, 16 de Janeiro de 2025, 15h21 | Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2025, 15h21 | Última atualização em Quinta, 16 de Janeiro de 2025, 16h00 | Acessos: 108

Nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025, a Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu os representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Laura Gisler e Marcelo Acácio. Reconhecida nacionalmente por sua atuação em lutas sociais e como símbolo do movimento estudantil no Brasil, a UNE tem desempenhado um papel ativo no IFB por meio de ações como a Campanha IFB Sem Fome. A iniciativa busca fomentar o debate e construir coletivamente uma política de alimentação estudantil para os campi do instituto.

Durante a reunião, os estudantes apresentaram pautas importantes. Entre elas, destacaram a solicitação de apoio institucional para viabilizar a participação de representantes do IFB no 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), que será realizado em conjunto com a 14ª Bienal da UNE, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, em Recife (PE).

Outro ponto relevante discutido foi a inclusão de representação da UNE e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) no Conselho Superior do IFB. O objetivo é ampliar a participação democrática e inclusiva dos estudantes nas instâncias decisórias da gestão, fortalecendo um modelo de governança que valorize as necessidades reais dos alunos.

Com essa medida, busca-se promover uma educação integral, que vá além do aprendizado acadêmico e valorize também a formação política e cidadã dos estudantes, reforçando os princípios de democracia e equidade dentro da instituição.

Essas iniciativas refletem o compromisso do IFB em construir um espaço educacional mais participativo, no qual o diálogo entre estudantes e gestores seja uma prioridade para a melhoria contínua do ensino e da convivência escolar.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página