Capes – Pibid: Processo Seletivo em Fluxo Contínuo de Professores/as Supervisores/as
Estão abertas as inscrições para professoras/es da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Brasília (IFB) atuarem como supervisores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). São 39 vagas para bolsas de R$ 1.100,00 por um período que irá do momento da seleção até outubro de 2026, podendo ser renovado até, no máximo, 60 meses.
Os supervisores vão atuar em 12 subprojetos de formação de professores, coordenando cada entre 6 e 8 estudantes de licenciatura, bolsistas nas áreas de alfabetização, biologia, computação, dança, espanhol, física, geografia, inglês, língua portuguesa, matemática e química e outros.
Para participar a/o professor/a do GDF ou do IFB precisa ter diploma de licenciatura em área do conhecimento, experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica e ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire (disponível em https://freire.capes.gov.br/). As inscrições para o processo seletivo do Pibid serão realizadas exclusivamente pelo link <https://forms.gle/S3QoCNDJfDxZt3Zm9> em fluxo contínuo, sendo a seleção condicionada à necessidade da instituição para substituição de supervisores e formação de cadastro reserva.
A seleção será pela análise de currículo, carta de exposição de motivos (entregues no ato da inscrição) e entrevista (agendada a partir na necessidade da instituição, quando do momento da seleção efetiva). No edital disponível no portal do IFB (ifb.edu.br) estão divulgadas as áreas e regiões administrativas para cada vaga de supervisor.
Saiba mais
O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, é uma política do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de melhorar a formação de professores e a qualidade da educação básica. Caracteriza-se pela possibilidade de proporcionar aos futuros professores uma experiência prática e enriquecedora no ambiente escolar, permitindo que eles apliquem e aprimorem seus conhecimentos e habilidades e recebam uma bolsa para sua atuação nas escolas de educação básica.
O Programa apresenta relevância, porque promove parceria entre instituições de ensino superior (universidades e centros universitários) e escolas de educação básica. Essa colaboração é essencial para práticas pedagógicas do estudante e do professor que está em sala de aula na educação básica, contribuindo ainda com a formação inicial dos licenciandos, a formação continuada de professores, a promoção da Qualidade da Educação Básica, a inovação pedagógica, desenvolvimento de competências profissionais, integração e diálogos entre as instituições de ensino básico e superior.
O Instituto Federal participa com sucesso do Pibid desde 2014. Em 2024, o IFB submeteu novo projeto com 12 subprojetos à Capes. A Reitoria realiza edital para seleção dos professores supervisores e das escolas parceiras, e os campi do IFB realizam a chamada interna para os estudantes de licenciatura que atuarão nos projetos.
Redes Sociais