Projeto Preparatório para o Enem comemora aprovação de estudante em medicina na UFG
A estudante Joyce Lourenço Antero de Oliveira, que realizou o Cursinho Popular no IFB Campus Samambaia, a partir de uma parceria com o Ministério da Justiça, foi aprovada para o curso de Medicina na Universidade Federal de Goiás.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) executou, no ano de 2024, a primeira etapa do projeto “Preparatório para o Enem: avançar e vencer com cidadania”, uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As aulas aconteceram até o mês de dezembro de 2024, capacitando 80 estudantes nos campi Gama e Samambaia.
Joyce reconhece que o projeto teve influência nessa vitória: “Esse projeto foi muito importante para a minha vida, para a realização de meus sonhos”.
Já o estudante Thiago Apolinário de Lima, do IFB Campus Gama, foi aprovado em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Goiás, Campus Valparaíso. Segundo ele, ter participado do cursinho foi um diferencial importante para ingresso no ensino superior, já que estava há dois anos realizando a prova do Enem.
O Projeto
O desenvolvimento do projeto tem como objetivo uma formação cidadã ampliada, o que extrapola os bancos da sala de aula. Para isso, conta com várias atividades extraclasse, como projetos pedagógicos, visitas técnicas, aulões e compreensão multi e interdisciplinar dos conteúdos escolares.
Durante o período, os estudantes receberam bolsas de estudo, importante contrapartida para que pudessem permanecer na escola e se preparar ainda mais para as etapas de seleção para o Ensino Superior. Para além dos cursistas, o projeto contribui profundamente para a formação docente, pois contempla a participação de estudantes das licenciaturas do IFB, que atuam como monitores e, também, como professores regentes. Entre cursistas, professores, monitores e pessoal administrativo das duas instituições ofertantes (MJSP e IFB), são mais de cem pessoas envolvidas na execução do projeto. Isso dimensiona a importância da educação para o desenvolvimento e a qualificação da população escolar do Distrito Federal. Para o professor Luiz Diogo, coordenador do projeto no IFB Campus Samambaia, “são ações como essas que transformam a vida de jovens em nossas comunidades, sobretudo de quem mais precisa. É
um prazer muito grande participar desse projeto”.
A professora Andresa Cristina de Andrade, diretora-geral do IFB Campus Gama, esclarece que a primeira etapa do cursinho, ocorrida no ano de 2024, foi uma boa oportunidade de aproximação da instituição com a comunidade, pois possibilitou que não só estudantes do 3º ano do curso técnico integrado ao ensino médio do campus pudessem participar, mas também jovens em situação de vulnerabilidade social de cidades como Valparaíso, Nova Gama, Santa Maria.
Para 2025, o projeto continuará com mais duas turmas de 40 estudantes, para os campi Gama e Samambaia. O Edital de seleção e o sorteio das vagas acontecerão em breve.
Redes Sociais