11 de fevereiro — Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data que destaca a importância da participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas. O Instituto Federal de Brasília (IFB) tem-se empenhado, ao longo dos anos, em promover ações que incentivem e valorizem a presença de mulheres e meninas na ciência.
No IFB, o “Meninas na Ciência” teve suas primeiras discussões em 2017. Naquele momento, a proposta surgiu como um desafio de incentivar a participação de mais meninas em projetos nas áreas de ciências, especialmente química, física, biologia e matemática.
Em 2018 foi realizada a primeira edição do “Meninas na Ciência”, durante o ConectaIF daquele ano, com temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e às metas do Plano Nacional de Educação. Durante uma semana, 41 estudantes de toda a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia vivenciaram um programa de imersão, contando com mentores para o desenvolvimento de protótipos de equipamentos ou experimentos a serem utilizados por alunos do ensino médio nas disciplinas de química, física ou biologia.
A partir de então, em todas as edições do ConectaIF, o “Meninas na Ciência” esteve presente, incentivando a participação feminina nas áreas das Ciências e Tecnologia, de maneira interdisciplinar, a partir da cultura "mão na massa”, também conhecida como cultura maker.
Atualmente, desde 2022, o IFB conta com o Projeto “Meninas na Ciência”, que visa desenvolver e consolidar ações que abordem e incentivem a participação feminina nas Áreas das Ciências e Tecnologia.
Por meio do perfil no Instagram <@meninasnacienciaifb>, são realizadas divulgações que auxiliem meninas e mulheres a encontrarem representatividade nas Ciências e encorajá-las a ingressar no mundo da pesquisa.
"Mais do que uma data de celebração, o Dia das Meninas e Mulheres na Ciência é um lembrete da responsabilidade que temos de abrir portas todos os dias. Nesse dia, reforçamos a importância de, em nossas ações, desconstruirmos os estereótipos de gênero. No IFB, acreditamos que a ciência se fortalece quando todas e todos têm oportunidade de contribuir para sua construção. Nosso compromisso é seguir promovendo um ambiente inclusivo, onde meninas e mulheres possam sonhar, pesquisar e inovar sem barreiras" destaca a reitora do IFB, Veruska Machado.
Ao celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o IFB reafirma sua dedicação em construir um ambiente acadêmico mais diverso e inclusivo, em que todas possam contribuir para o avanço do conhecimento.
Redes Sociais