Página inicial > Reitoria > 1° Encontro de Pesquisadores chega ao seu segundo dia

1° Encontro de Pesquisadores chega ao seu segundo dia

Criado: Sexta, 14 de Dezembro de 2012, 12h52 | Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2012, 12h52 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1374

Foi aberto na manhã de ontem, 13 de dezembro, no auditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), o 1.° Encontro de Pesquisadores da instituição, com finalidade de promover estudos e análises de revistas técnicas e científicas, artigos científicos e editorações.

O evento, que prossegue até o final desta sexta-feira, 14 de novembro, é um momento de balanço dos servidores e estudantes que desenvolvem pesquisas no IFB, além de uma integração científica e tecnológica entre eles.

Na manhã desta sexta-feira, aconteceu um workshop para auxiliar os participantes no preenchimento do novo modelo da plataforma Lattes. De forma prática, o professor Paulo Granjeiro, da Universidade Federal de São João-del Rei, conduziu os trabalhos da atividade.

Em seguida, aconteceu a palestra com Miguel Arellano, representante do Instituto de Biblioteconomia Ciências e Tecnologia (IBICT), que abordou temas, como o processo de informação e método científico, ressaltando a importância do método das pesquisas e a complexidade do processo de criação da informação. Arellano destacou, principalmente, os problemas em ter acesso a informações confiáveis. Após dar sua palestra, o palestrante abriu um tempo para esclarecimento das dúvidas do público presente.

O professor do Campus Gama do IFB, José Gonçalo, participante do evento, falou sobre o encontro. “É importante  tanto para alunos e professores, pois adquirimos novos conhecimentos, dicas, e experiências que fazem a diferença no mercado e no dia a dia”, opina.

O encontro prossegue na tarde desta sexta-feira, com mais duas palestras: Critérios de qualidade das revistas científicas, com Edilson Damásio, e Como escrever e avaliar um artigo cientifico, com Elimar do Nascimento. A previsão é que o evento seja encerrado às 17h.