Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > EstAção IFB: O caminho da produção científica
Início do conteúdo da página

EstAção IFB: O caminho da produção científica

Criado: Terça, 18 de Março de 2025, 13h46 | Publicado: Quarta, 19 de Março de 2025, 09h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Março de 2025, 13h54 | Acessos: 333

Você já pensou em publicar um artigo científico, mas não sabe por onde começar? Ou tem curiosidade sobre como funciona esse processo? O episódio desta semana do podcast EstAção IFB traz respostas para essas e outras perguntas sobre o universo da produção acadêmica.

A convidada especial é Daniele Rosa, coordenadora de Publicação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília, que compartilha sua experiência sobre a importância dos artigos científicos, o passo a passo para escrevê-los e submetê-los e os desafios que os pesquisadores enfrentam ao longo desse caminho.

Durante o bate-papo, Daniele explica que um artigo científico é “o resultado direto de um estudo ou pesquisa, usado para compartilhar descobertas com a comunidade acadêmica”. E, ao contrário do que muitos pensam, qualquer pessoa pode escrever um artigo científico, desde que respeite as diretrizes de estruturação e metodologia exigidas pelas publicações acadêmicas.

A Revista EIXO

Criada em 2012, a Revista EIXO do IFB tornou-se um dos principais espaços para divulgação científica dentro da instituição. Com três edições por ano, a revista abrange diversas áreas do conhecimento e incentiva a interdisciplinaridade. Mesmo sem estar ligada a um curso de pós-graduação, ela tem se destacado pela qualidade acadêmica.

Daniele explica ainda como funciona o processo editorial da revista e reforça que qualquer pesquisador pode submeter trabalhos para publicação, desde que siga as diretrizes estabelecidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça aqui>> o EstAção IFB no Spotify e/ou assista aqui>> pela TV IFB no Youtube.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página