Pesquisa examina o papel dos Institutos Federais (IFs) no desenvolvimento nacional brasileiro
O Instituto Federal de Brasília (IFB) divulga artigo publicado sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento nacional.
Realizado por Júlio Korzekwa, servidor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, e Marília Patta Ramos, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o estudo aponta como os IFs podem ajudar a enfrentar desafios estruturais do Brasil.
Com base nas teorias de Celso Furtado e Caio Prado Jr., o estudo utiliza uma abordagem quantitativa e descritiva para comparar o Brasil com outros países, como Alemanha, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, México, Reino Unido e Uruguai. O foco da análise está em aspectos como dependência tecnológica, progresso científico, produtividade, distribuição de renda e desigualdade racial e demonstra-se, por fim, o papel fundamental dos Institutos Federais na inovação tecnológica, na redução das desigualdades e na inclusão social, além da formação de capital humano – fatores essenciais para o desenvolvimento nacional.
O artigo completo está disponível online e pode ser consultado por pesquisadores, gestores públicos e demais interessados na relação entre políticas educacionais e desenvolvimento socioeconômico no Brasil.
Acesso em: https://revistas.ufrj.br/index.php/dd/article/view/62190
Redes Sociais